Bráulio Bessa declama versos e prosas para a população de Telha em evento realizado pela Prefeitura
Bráulio Bessa se apresentou para o público na praça de eventos da cidade (Foto: Ascom PMT)
Bráulio Bessa se apresentou para o público na praça de eventos da cidade (Foto: Ascom PMT)
05/05/2023 - 15:18:57

Um momento com muita cultura e arte para a população do Baixo São Francisco. Foi assim a noite desta quinta-feira (04), na cidade Telha, onde todos puderam viver um momento especial no 1º Café com História, ação essa realizada na praça de eventos pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC). O evento atraiu tanto a população local, como caravanas de diversos municípios da região.

Toda uma estrutura foi implementada para que os estudantes da rede municipal pudessem apresentar um pouco da cultura local em estandes montados na praça de eventos da cidade, que também recebeu um palco para as apresentações da noite. A primeira atração contou com a apresentação da Banda Marcial Iago Vieira de Souza; logo em seguida, jovens representantes da Academia Japoataense de Arte declamaram versos de cordel, que encantaram o público presente.

As alunas da Escola Municipal Prefeito José Francisco Dias se apresentaram com coreografias, rememorando as tradições juninas, enquanto os alunos, logo em seguida, recitaram poemas de grandes personalidades da literatura brasileira. As apresentações foram a prévia da grande atração da noite: o poeta e escritor cordelista cearense, Bráulio Bessa.  

O artista, que ganhou repercussão nacional pelos seus versos e prosas, foi a Telha para apresentar o seu projeto “Poesia que Transforma”, uma encenação que conta com reflexões sobre sua trajetória de vida, aliada à importância da cultura e literatura na vida das pessoas. “Sou gente como vocês, nordestino, e a minha vida no começo, não foi muito diferente das dificuldades enfrentadas por muitos aqui de Sergipe. Hoje sou grato por ter conquistado meus sonhos e estou aqui para compartilhar essa vivência”, relatou, durante sua apresentação.

Numa caravana com mais de 30 pessoas do Município de São Francisco, Clediane Silva Nascimento, 46 anos, que é fã do poeta, falou da emoção de presenciar a apresentação. “Isso é uma ‘injeção’ de ânimo e cultura não somente para mim, mas para todos esses jovens que estão participando desse momento tão majestoso, ofertado pela Prefeitura de Telha. Os organizadores estão de parabéns. Precisamos de mais eventos assim”, elogiou, ao lado de familiares e amigas. 

Presente também na noite, o prefeito Flávio Dias falou da iniciativa. "Desde o início da minha gestão procurei valorizar a Cultura e Educação. Somos a única Prefeitura do baixo que pagamos o piso salarial do magistério, uma forma de reconhecer o papel do educador na sociedade. Aqui, hoje, neste momento, estamos celebrando a cultura e trazendo este ‘cabra arretado’ para despertar nestes jovens a vontade de escrever a fazer a nossa história”, frisou o gestor.

Logo após a apresentação de Bráulio Bessa, subiu ao palco a cantora Maxylene Cruz, que se apresentou com canções da Música Popular Brasileira (MPB), em voz e violão. A gestão municipal garantiu que outros eventos relacionados ao mesmo tema irão acontecer e que o projeto Café com História só está começando.

Texto e foto: Ascom PMT/ Divulgação