Em Brejo Grande, município distante 137 km de Aracaju, as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, não param. Após a Secretaria de Saúde promover diversas atividades visando conscientizar a população quanto aos riscos que o mosquito pode oferecer, foi a vez das crianças do ensino infantil se mobilizarem contra o proliferador e a doença.
Acompanhados de educadores, diretora e outros profissionais da Educação, os alunos do Jardim de Infância Hildete Falcão Batista percorreram as principais vias da sede da cidade, munidos de faixas e cartazes, pedindo à população para “não permitir que a doença entre nas casas”.
“Foi muito bonito ver o entusiasmo de cada criança durante o ato. Apesar da pouca idade, eles entendem a necessidade da prevenção, por causa do trabalho que é desenvolvido em sala de aula. Alguns fizeram questão de conversar com os moradores que estavam nas portas”, relatou Elaine Cristina, secretária de Educação.
De acordo com a secretária, o trabalho preventivo faz parte de um projeto que vem sendo desenvolvido na rede municipal de ensino. “Abordamos diversos temas durante o ano e um deles é o combate a dengue. Buscamos trabalhar com as crianças de forma diferenciada e podemos afirmar: temos garantido resultados extremamente positivos, principalmente quando se envolve a temática com o lúdico”, salientou Elaine continuando.
“No caso das ações em combate a dengue, buscamos, inicialmente, as atividades em sala de aula e depois, proporcionamos esse segundo momento, que foi uma maneira de concretizar o que foi apresentado. Nós incentivamos os pequenos a alertar os brejograndenses quanto aos riscos, mostrando principalmente que cada um deve fazer sua parte”, concluiu a secretária.