O Outubro Rosa é uma campanha realizada em diversas partes do mundo com a finalidade de conscientizar a sociedade, em principal as mulheres, sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Assim como em outras localidades, em Sergipe, alguns municípios já deram início à promoção de atividades voltadas para o combate a doença.
Um deles é Brejo Grande, distante 137 km de Aracaju, onde a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde realizou nos últimos dias 21 e 22, ações de incentivo ao diagnóstico do câncer de mama. As atividades ocorreram nos dois turnos e contemplaram cerca de 280 mulheres, com idade entre 50 a 69 anos.
Palestras educativas, distribuição de material informativo e realização de exames preventivos, como a mamografia, foram algumas ações desenvolvidas na cidade, sob a orientação da Coordenadoria de Atenção Básica, de acordo com a própria coordenadora, Elizabeth de Souza Cardoso.
“Resolvemos iniciar os trabalhos ainda no mês de setembro por causa da Unidade de Rastreamento do Câncer de Mama, que está circulando por vários municípios de Sergipe. Assim que tomamos conhecimento do projeto, buscamos inserir Brejo Grande e conseguimos a parceria com o laboratório Alto Sertão. A partir daí, elaboramos o cronograma de atividades”, explicou Elizabeth.
De acordo com a coordenadora de Atenção Básica, a mobilização visa também atingir uma meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a realização de exames preventivos em mulheres nesta faixa etária. “É justamente nessa fase da vida que a mulher fica mais suscetível, então, o Ministério tem feito essa parceria com os municípios para auxiliar na contenção dos casos de câncer de mama”, detalhou, continuando.
“Em Brejo Grande, por exemplo, muitas mulheres nunca haviam feito mamografia, exame primordial para o diagnóstico da doença. A Secretaria de Saúde busca agendamentos em outras localidades, quando solicitado pelo médico, mas nem sempre é possível atingir um número significativo. Com a unidade de rastreamento em Brejo isso se tornou possível”, esclareceu Elizabeth.
Autoexame – Outra ação concretizada pela equipe da Saúde foi a orientação das pacientes à realização do autoexame. “Explicamos como ele deve ser feito, quais os melhores dias para fazê-lo e porque ele deve ser realizado com frequência. Nem sempre um nódulo representa uma doença grave, mas se ele for detectado, é preciso procurar um médico o mais rápido possível. Precisávamos mostrar isso para elas”, ressaltou Roberta Marília de Melo, enfermeira do PSF, que ministrou as palestras ao lado da enfermeira Marina de Almeida.
Roberta destacou ainda que a meta é estender as ações preventivas para as brejograndenses com idade entre 40 a 49 anos. “Elas não se incluem no grupo preconizado pelo Ministério da Saúde, mas necessitam destes cuidados também. Por isso a Coordenadoria de Atenção Básica já está se programando para realizar um evento voltado para elas”, frisou Roberta informando que as atividades preventivas serão executadas durante todo o mês de outubro.
Brejo Grande promove campanha preventiva ao câncer de mama
24/09/2014 -
Outras Notícias