Sergipe é cheio de belezas naturais. As cachoeiras existentes no interior do estado, por exemplo, são de beleza estonteante, proporcionando um espetáculo com quedas d’água transparentes e formação de verdadeiras piscinas naturais. Os visitantes são presenteados com banhos refrescantes, além de terem o prazer de poder admirar paisagens deslumbrantes. Além disso, os adeptos do ecoturismo podem vivenciar momentos de lazer e emoção.
São diversas opções de cachoeiras. Algumas das mais conhecidas são a Cachoeira de Macambira, que leva o mesmo nome da cidade onde está localizada, no agreste sergipano; e a Cachoeira Poção de Pedras, também conhecida como Cachoeira de Lourdes, no município de Nossa Senhora de Lourdes, no alto sertão do estado. Conheça um pouco mais sobre essas e outras quedas d’água existentes em Sergipe.
Cachoeira de Macambira
Também conhecida como Cachoeira São Francisco, a Cachoeira de Macambira é a mais famosa de Sergipe. Apesar de ficar em uma propriedade particular, possui acesso aberto ao público. Com uma altura de mais de 60 metros, essa cachoeira é composta por duas quedas d’água separadas: uma em cascata e a outra fluindo para cima. A primeira delas é a cachoeira principal e é composta de várias camadas de água em cascata na face do penhasco. Nela, os visitantes podem desfrutar do banho em suas quedas d'água e fazer o registro fotográfico, já que é um cenário perfeito para fotografar.
Cachoeira do Saboeiro
Com águas cristalinas e quedas suaves, a Cachoeira do Saboeiro fica localizada no município de Lagarto, no centro-sul de Sergipe, a 76 quilômetros da capital, Aracaju. E ideal para os amantes de caminhadas, pois possui uma trilha de aproximadamente 14 quilômetros. Além disso, essa cachoeira chama atenção pelas águas cristalinas e poços para banho.
Poções da Ribeira
Localizado no Povoado Rocheira, no município de Itabaiana, no agreste sergipano, os Poções da Ribeira possuem diversas pequenas quedas d'água e poços de águas escuras incrustados entre paredões de mais de 70 metros de altura, o que permite se banhar. Tudo isso cercado da vegetação local, onde é possível praticar escaladas, rapel, tirolesa, nadar e praticar caminhada.
Cachoeira do Roncador
A Cachoeira do Roncador fica em Pirambu, no litoral norte, na região leste de Sergipe. Trata-se de uma queda d'água a pouco mais de um quilômetro de distância do mar. O poço formado pela queda d’água não é tão fundo, porém há um degrau formado por pedras, onde o banho de cachoeira é relaxante e divertido.
Poço das Moças
O Poço das Moças está situado dentro da Reserva Ambiental Serra de Itabaiana, na cidade do agreste de mesmo nome. É rodeado por vegetação de Mata Atlântica e formado por poções de águas escuras propícias ao banho em meio a uma grande corredeira. O lugar também permite fazer trilhas, piqueniques e apreciar a natureza ao redor.
Cachoeira do Lajedão
As águas douradas são características da Cachoeira do Lajedão, que está localizada no município de Canindé do São Francisco, no alto sertão do estado. Ela começa como um pequeno riacho no Lajeirão e deságua no Rio São Francisco. As águas são excelentes para um banho relaxante, e a paisagem no entorno é exuberante com a caatinga preservada, flora com espécies nativas e a grandeza na diversidade da fauna local.
Cachoeira de Lourdes
Considerada uma das maiores quedas d’água de Sergipe, com aproximadamente 15 metros de altura, a Cachoeira de Lourdes, também conhecida como Cachoeira Poção de Pedras, fica localizada no Povoado Barro Vermelho, no município de Nossa Senhora de Lourdes, no alto sertão do estado, e é apropriada para o banho. O rio, por sua vez, tem grande profundidade no centro, mas é possível ficar embaixo da queda d’água, caminhando sobre as pedras, assim como praticar rapel. A melhor época para visitação é no período de chuva, pois é quando aumenta a força da queda d'água, encantando os visitantes com a beleza natural.
Fonte: