Câmara concede Medalha Dom José Brandão de Castro a personalidades sergipanas
TDantas Comunicação AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
23/05/2019 -

Nesta quinta-feira, 23, em sessão solene, a Câmara Municipal de Propriá realiza a entrega da Medalha do Mérito Legislativo “Dom José Brandão de Castro” a personalidades sergipanas. A homenagem é um reconhecimento pelos serviços prestados ao município e será concedida às 20h, no auditório do Colégio Nossa Senhora das Graças.

“No dia 24 de maio comemoramos o centenário de Dom José Brandão, um religioso mineiro que olhou com carinho para Propriá  e realizou importantes trabalhos em nossa cidade. Para celebrar a data, concedemos essa honraria a eclesiásticos e personalidades sergipanas com atuação marcante no Baixo São Francisco, principalmente, em nosso município”, destaca o presidente da Câmara, Aelson Santos. 

A lista de homenageados conta com os seguintes nomes: desembargador Edson Ulisses de Melo; Paulo Roberto Dantas; Padre Clebson Ferreira de Moura; José João Nascimento Lima; Dr. Nilzir Soares Vieira Júnior; Rogério Carvalho Santos; Padre Isaías Carlos Nascimento Filho; Diácono Antônio de Miranda Castro; Dom Vitor Agnaldo Menezes; Padre Flávio Leonardo Santos Campos e Irmã Madalena Carvalho da Silva. 


Dom José Brandão de Castro

Nascido em 24 de maio de 1919, na cidade mineira de Rio Espera, Dom José Brandão de Castro foi escolhido pelo Papa João XXIII para ser o primeiro bispo da Diocese de Propriá, em Sergipe. Nessa diocese, ele permaneceu de 1960 a 1987, onde atuou junto a camponeses, índios, sem-terra, pescadores e quilombolas que constituíam o segmento mais pobre do estado sergipano. Diagnosticado com a doença de Alzheimer, o bispo faleceu em Curvelo (MG), no ano de 1999.