Câmara de Propriá torna Instituto São Peregrino utilidade pública
04/12/2017 -
Os parlamentares propriaenses se uniram para criar o Projeto de Lei nº 057/ 2017, que torna o Instituto São Peregrino de Assistência Social e Educacional utilidade pública. A concessão de Utilidade Pública é direcionada a entidades, fundações ou associações civis como forma de reconhecimento, por parte do poder público, de que as instituições não possuem fins lucrativos e atuam como prestadoras de serviços à sociedade. O projeto foi aprovado pela Casa Legislativa no último dia 30.
O presidente da Câmara Municipal, Aelson dos Santos (PSD), ressaltou que o Instituto não precisa apenas de apoio do Poder Público, mas de toda sociedade. Aleson comprometeu-se, em nome de todos os parlamentares, a disponibilizar emenda impositiva para contribuir com o projeto. “Este instituto vai retirar o peso do município, no que se refere as ações que a administração municipal deveria promover e não está executando. Neste sentindo, o município deveria fazer uma parceria com o São Peregrino e poderia disponibilizar alguns profissionais para acompanhar e prestar o atendimento junto ao instituto, seria um grande benefício para toda população”, considerou.
Diretor-presidente do Instituto, o missionário Carlos David, destacou a missão da entidade. “Existimos para servir aos mais pobres e temos por finalidade a defesa dos portadores do câncer e o desenvolvimento da nossa comunidade. Buscamos desenvolver relações sadias, considerando seus aspectos econômicos, sociais e suas diferenças culturais, em um ambiente de acolhimento, trabalho e oração no Povoado Boa Esperança”, afirmou.
“Eles realizam um trabalho belíssimo, fazem o atendimento com a maior atenção e um enorme carinho aos portadores de câncer. Esta aprovação é muito importante para o instituto, se tornando de utilidade pública vão aparecer mais parceiros além de receber isenção de alguns impostos”, defendeu o vereador Samuel da Cunha (PSC).
O vereador Pequeno (PPS) parabenizou a iniciativa e se colocou à disposição dos membros da instituição. Já Jairo do Bairro Matadouro (SD) ressaltou o trabalho do Missionário Carlos David. “Esse projeto é uma riqueza para nosso município e toda região. Irá beneficiar as pessoas que, às vezes, por falta de iniciativa do Poder Público ficam à mercê, sofrendo em busca de tratamento”, pontuou o parlamentar.
Segundo o vereador Heldes Guimarães (PT), “o São Peregrino já deu certo e será uma referência não apenas para Propriá, mas para todo o baixo São Francisco”.
Ao final da sessão o empresário, Lealdo Bonfim de Souza, agradeceu ao presidente pela condução dos trabalhos e aos parlamentares pelo empenho na aprovação do projeto, também solicitou ajuda de toda comunidade propriaense para esta causa imensamente importante e humana.
São Peregrino
Dentro das ações solidárias executadas pelo instituto estão: entrega de cestas básicas e kits de higiene pessoal; construção de casas para famílias carentes; mutirão de saúde com visitas e atendimento médico e encaminhamentos para exames e cirurgias. O São Peregrino promove ainda cursos de corte e costura, bordado e palestras de orientação social, educacional e religiosa.
Outras Notícias