Campanha antirrábica já começou em Brejo Grande
07/10/2014 -
A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica se iniciou em diversas localidades do país. E em Sergipe, um dos municípios que já está imunizando os cães e gatos contra a doença é Brejo Grande, localizado a 137 km da capital. Desde o último dia 15 de setembro, profissionais ligados ao setor de Endemias têm percorrido a sede e povoados, atendendo a um cronograma diário de vacinação e levando a defesa até as residências dos brejograndenses.
Cerca de 50% dos animaizinhos de estimação do município foram protegidos contra a raiva até o momento, segundo a coordenadora de Endemias de Brejo Grande, Fabiana Lima Viana. “O número é expressivo, mas precisamos avançar. Já conseguimos cobrir a sede da cidade por completo e agora estamos atendendo aos povoados. Este ano optamos pela vacinação porta em porta porque é mais prático para o dono e nos possibilita grande alcance”, explica a coordenadora.
Apesar da celeridade na prestação dos serviços, Fabiana ressalta que a maior dificuldade encontrada é a resistência por parte dos proprietários dos animais. “Muitos ainda acham que a vacina, ao invés de imunizar, produz efeito contrário. E isso não ocorre. A vacina é uma proteção exclusiva contra a raiva e não trás nenhum tipo de reação. Estamos explicando isso aos donos dos cães e gatos e esperamos que eles entendam e contribuam com a causa, garantindo saúde aos seus animais de estimação”, salienta.
Fabiana acrescenta também que a vacina não oferece riscos às fêmeas que estejam amamentando ou prenhas, e destaca que a imunização é obrigatória para todos os cães e gatos, acima de três meses de vida. “No caso das fêmeas prenhas ou em período de amamentação, os donos devem auxiliar na hora da vacinação, principalmente porque estes animais costumam apresentar resistência”, detalha.
A campanha segue até o próximo dia 24 de outubro e, até a data, 1350 animais devem ser protegidos contra a raiva. “Por isso pedimos encarecidamente que os brejograndenses nos ajudem. A raiva é uma doença perigosa, que pode ser transmitida pela lambida e mordida, então é imprescindível que os cães e gatos estejam imunizados contra ela. Estamos à disposição de todos, mas precisamos da compreensão e do apoio de cada um para alcançar a meta estabelecida”, afirma Valquíria dos Santos, secretária de Saúde de Brejo Grande.
A raiva - A raiva é uma doença que acomete os mamíferos - cães, gatos, bois, cavalos, ovelhas, morcegos - e pode infectar o ser humano, levando-o morte. Ela afeta o sistema nervoso e sua transmissão ocorre quando o vírus causador, presente na saliva do animal infectado, penetra no organismo do homem, por meio da mordida ou lambida. Por não estarem tão atentos à necessidade da vacinação, muitos proprietários acabam ficando vulneráveis à doença.
“Por isso as pessoas precisam estar atentas as datas da vacinação, permitindo a entrada dos nossos agentes em suas residências. Não vamos deixar essa doença afetar nossos animais. Pedimos ainda que cada proprietário atenda as recomendações destes profissionais que tanto entendem do assunto. E sempre que achar necessário, antes de tomar qualquer providência, procure orientação especializada”, alerta Fernanda Machado, prefeita de Brejo Grande.
Outras Notícias