Aconteceu neste sábado (8) o início da campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil e o sarampo. A ação, que leva o nome de “Dia D”, foi realizada em mais de 100 mil pontos espalhados em todo o País. Em Pacatuba, a campanha aconteceu na cidade sede e o evento contou com a coordenação da equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e também com a presença do prefeito Alexandre Martins.
A campanha tem como objetivo manter a erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no Brasil. A vacinação contra a poliomielite é destinada a crianças entre seis meses e cinco anos de idade incompletos. Em relação ao sarampo, a recomendação é que sejam vacinadas crianças entre um e cinco anos de idade (incompletos).
O Brasil não apresenta casos de poliomielite desde 1990, um objetivo que a equipe de SMS também pretende manter. “Nossa meta maior é manter os dados atualizados com a população vacinada e segura dessas doenças. Para isso, nós montamos toda uma estrutura aqui na praça em frente à Prefeitura e disponibilizamos diversos serviços à população”, destacou a secretária municipal de Saúde, Jairlene Cardoso.
A meta é vacinar mais de 95% das crianças de Pacatuba. Para isso, SMS distribuiu doses da vacina tríplice viral, que além de imunizar contra o sarampo, também garante a proteção contra a rubéola e a caxumba, sendo que essas, inclusive a da poliomielite, continuarão sendo disponíveis durante todo o ano no Posto de Saúde da Família da cidade.
A campanha não acaba por aqui. No próximo dia 22 haverá mais um Dia D com o objetivo de reforçar o alcance da campanha. A expectativa é de que mais de 12 milhões de crianças sejam vacinadas até o dia 28 de novembro, em todo o País.
Novembro Azul
O dia foi aproveitado para dar seguimento a outras ações que a Saúde municipal vem realizando na comunidade. “Aproveitamos o evento e fizemos um mutirão aderindo às campanhas do Novembro Azul, com relação à saúde do homem, e do controle da diabetes, oferecendo vários serviços à população masculina, entre eles, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, consultas médicas, e teste de sífilis e HIV”, acrescentou o prefeito Alexandre Martins.
No total, foram mais de 500 pessoas atendidas somente no município. O evento também contou com a apresentação de palestras sobre a prevenção do câncer de próstata e doenças venéreas e distribuição de preservativos.