CANDIDATURA CONFIRMADA
Foto: divulgação
Foto: divulgação
03/06/2014 -
No blog Boca do Povo, o texto de Edivanildo Lima de Santana destaca uma informação que circula nos meios políticos do Estado: a de que a vereadora pelo município de Itabaiana, Edilene Barros dos santos (PSL), esposa do ex-deputado Zé Milton de Zé de Dona, estaria desistindo de sua pré-candidatura à deputada estadual no pleito de 05 de outubro de 2014 pra apoiar o vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado (PSDB), que pretende voltar à Assembleia Legislativa de Sergipe.
 
Em conversa com o blog, a vereadora negou qualquer entendimento deste tipo, mas confirmou que seu esposo tem conversado com Machado no sentido de viabilizar a participação do PSDB na chapa proporcional que esta sendo construída pelo PSL com o objetivo de eleger um considerável número de deputados estaduais. No entanto, segundo ela, isso não impõe a retirado do seu nome da chapa.
 
De acordo com Edilene, esta informação chegou a púbico através de pessoas ligadas ao ex-prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo (PMDB), seu adversário e possível concorrente no município. A intenção é criar uma situação embaraçosa nos entendimentos entre Machado e Zé Milton a cerca da chapinha para inviabilizar uma ou as duas candidaturas.
 
Tanto Jose Carlos Machado quanto o empresário Edivam Amorim (PTB), a quem os porta-vozes de Luciano atribuem a (arrumação), negaram qualquer conversa neste sentido. Edilene Barros informou que sua candidatura depende exclusivamente de uma decisão sua e da estrutura que conseguir montar para viabilizar o projeto.
 
Além de desfazer estes boatos a vereadora terá também que administrar outras situações em torno da sua pré-candidatura, como por exemplo, o assedio da deputada Maria Mendonça (PP). Candidata à reeleição, Maria tenta convencer os líderes de Edilene a lhe determinar que retire a candidatura para apoia-la. A deputada, inclusive, já teve uma conversa com o senador Eduardo Amorim (PSC) sobre o assunto, mas não se sabe qual o resultado. 
 
Outro tema que circula nos meios políticos é a ideia de Zé Milton ser candidato a deputado federal; realmente o presidente nacional do PSL, Luciano Bivá , quando esteve em Itabaiana para participar da convenção regional do partido, aconselhou Zé Milton a concorrer ao mandato federal, o suficiente para despertar no ex-deputado a empolgação, mas sem imposição.
 
Racionalmente a candidatura de Zé Milton a deputado federal se vincula a de Edilene a estadual, e aí se descarta qualquer possibilidade de parceria com outros candidatos tornando as duas quase que inviáveis. Alguns analistas políticos de plantão chegam a dizer que Zé Milton, na verdade, quer chamar a atenção de lideranças e pré-candidatos com quem possa negociar apoios para Edilene.
 
 
NOTAS
 
PARA OS SERVIDORES I
Em entrevista concedida a uma emissora de rádio, o prefeito de Rosário do Catete, Laércio Passos, anunciou algumas novidades que estão diretamente ligadas aos servidores municipais. A partir deste mês de junho, os servidores passarão a receber o salário quinzenalmente, uma iniciativa que visa atender um pedido tanto dos funcionários, que afirmam ter um controle maior dos gastos, quanto dos comerciantes locais, que alegam que desta forma a receita circulará melhor na cidade, já que ao final de cada mês as pessoas recebem os seus rendimentos e se deslocam para Aracaju. 
 
 
PARA OS SERVIDORES II
 
O prefeito também divulgou outra ação que beneficiará os servidores, desta vez os professores. É que desde o último dia 30 de maio, foi feito o pagamento do novo piso salarial do magistério. O gestor também mencionou mudanças relacionadas a Festa do Catete, tradicionalmente conhecida por abrir os festejos juninos em Sergipe. Este ano, a festa ocorrerá entre os dias 23 e 29 de junho. A dificuldade em se contratar bandas e o mundial de futebol, a Copa do Mundo, foram os fatores determinantes para a mudança na data. Laércio afirmou ainda que na próxima semana divulgará a programação.