O carnaval é o período onde as pessoas aproveitam para cair na folia com a turma. Porém, em algumas ocasiões, os foliões acabam tendo relação sexual sem proteção, o que gera diversas consequências futuramente, como as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a Aids. Pensando nisso, o Governo do Estado, através da Secretaria Municipal de Saúde de Salgado, promoveu no último domingo, 07, no Balneário Público do município, uma ação de conscientização sobre a importância e uso correto da camisinha. A atividade faz parte da Campanha de Prevenção no Carnaval 2016, que tem como objetivo informar e alertar os foliões que curtiam o Bloco da Prevenção, sobre diversos assuntos relacionados ao tema.
Para intensificar a campanha de saúde no carnaval, a equipe realizou uma panfletagem no local, onde aproveitou a oportunidade para conversar com o povo sobre a importância do tema durante esse período. Para prevenir os cidadãos que curtiam a folia, foi realizado a distribuição de diversos preservativos e folders informativos sobre a prevenção da DST.
Durante a atividade, os profissionais reforçaram o estímulo do uso do preservativo como meio de proteção, não apenas para o carnaval, mas em qualquer época do ano, pois é uma doença que infecta qualquer sexo, raça, situação econômica ou idade.
De acordo com os dados do gerente do Programa Estadual DST/Aids, Sergipe mostra que, desde mostram que, desde 1987, Sergipe já notificou 4.693 casos de Aids, sendo que 4.451 foram em pessoas residentes no estado. Os óbitos devido à doença somam 1.284 casos, 22 deles atingindo crianças. O município de Aracaju foi notificado como o maior número de casos, sendo ele a quantidade de 2.068. Depois aparecem: Nossa Senhora do Socorro, com 427; Itabaiana, com 222; Estância, com 179 e São Cristóvão, com 151 casos.