Um carro bateu em um poste na Rua Dermeval Carvalho, perpendicular à Avenida Tancredo Neves, na Zona Sul de Aracaju, na manhã desta quarta-feira, 2. Duas pessoas ficaram feridas, segundo a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT).
A SMTT informou que o veículo seguia pela Dermeval Carvalho, sentido norte-sul, quando atravessou a Avenida Tancredo Neves, passando por cima do canteiro central, e se chocou contra o poste.
As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e encaminhadas a um hospital particular.
De acordo com a Energisa, este ano já foram feitos mais de 160 registros de acidentes envolvendo postes nos 63 municípios de concessão da distribuidora. Aracaju lidera o ranking das ocorrências com registros, principalmente, nos bairros Lamarão, Gameleira e Farolândia.
Prevenção
Um sistema de proteção está sendo implantado pela Energisa desde 2023 para diminuir o impacto das colisões em postes. O dispositivo consiste em uma estrutura de concreto com borracha colocada na base do poste. O objetivo é diminuir o impacto da colisão para o condutor e diminuir os danos nos postes, e consequentemente evitar a falta do fornecimento de energia elétrica.
Além do risco à segurança, outro fator relacionado aos acidentes com postes é a responsabilidade de quem irá arcar com os prejuízos. O custo é em média R$ 6 mil que contempla poste, fios e equipamentos danificados e estruturas. Dependendo da complexidade e danos causados, o valor pode ser maior.
Fonte: G1SE