Com o intuito de trocar experiências na área de saúde e dialogar sobre aspectos importantes para aprimoramento no setor, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu o "I Seminário de Práticas em Saúde e a I Mostra de Experiências no SUS". A ação que, conta com o apoio da Prefeitura de Cedro ocorreu na manhã desta quarta-feira, 14, na Câmara de Vereadores.
O evento contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Danilo Morais, da apoiadora Estadual da Atenção Básica Monaliza Almeida, da apoiadora do NASF Eliza, do secretário municipal de Saúde de Pirambu, Ivamilton Nascimento e da fisioterapeuta do Nasf de Propriá, Tânia Maria que, também foram avaliadores dos projetos apresentados pelos profissionais. Além deles, equipes da saúde, a secretária municipal de Educação, Cristiane Melo e vereadores prestigiaram a atividade.
Durante o seminário foi possível dialogar e pontuar com os profissionais sobre diversas experiências e resultados obtidos nos trabalhos desenvolvidos com os pacientes do município. A apresentação dos trabalhados foi dividido em dois blocos, onde cada grupo passava por uma avaliação da mesa que pontuava as apresentações por meio da temática, conhecimento técnico, prática e contribuições.
A iniciativa da ação com os profissionais foi bem vista por todos os avaliadores. " Parabenizo ao secretário de saúde, Danilo por idealizar o seminário. É uma ideia e ação importante, porque podemos perceber e reconhecer todo o trabalho que está sendo desenvolvido em Cedro. Hoje, pude constatar que o povo está sendo bem cuidado por todos esses brilhantes profissionais. E digo, anotei e copiei a sua ideia. Em breve, quero poder promover no município de Pirambu também", destaca o secretário municipal de Pirambu, Ivamilton Nascimento.
Seguindo a programação, diversas temáticas relacionados ao setor foram expostas aos avaliadores, como por exemplo; Impacto do programa mais médicos na atenção primária à saúde do município, Programa de Assistência em Saúde materno infantil "PASMI", Educação em saúde como estratégia primária para diminuir o índice de infestação do Aedes Aegypti em um povoado do interior sergipano, Agente comunitário de saúde: o elo entre a comunidade e a equipe de saúde da família, Quebrando o silêncio-falando sobre o abuso sexual infanto-juvenil, Avaliação do IMC em mulheres participantes do grupo medida certa com foco na reeducação alimentar e exercício físico , Levantamento do acesso à saúde bucal em crianças da rede pública e privada do município, A vigilância da qualidade da água no município, Pré-Natal do homem na estratégia de saúde da família de Cedro, Nosso Nasf muda vidas: "Mostra de um PTS exitoso no município de Cedro", Ginástica Laboral para os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Cedro, Implantação da equipe de Saúde Bucal III, Dezembro vermelho uma ação educativa junto ao PSE, Grupo de gestantes Mamãe Carinhosa e a Melhoria na adesão ao pré-natal evidenciada pelo aumento do número de gestantes cadastradas no programa Mamãe Coruja através da captura de mulheres em período gestacional que possuam ou não plano de saúde.
Por fim, houve a contagem dos pontos, entrega de certificados e as premiações. Antes do resultado final, o secretário municipal de Saúde de Cedro, Danilo Morais agradeceu o empenho e dedicação de toda sua equipe para que o melhor fosse apresentado no evento. " Reconheço o esforço de cada um, sei que muitos tem diversas atividades nos setor e que o tempo de criação foi curto. Mas, o importante é ver o quanto vocês se dedicam a cada ação, a cada paciente e ao nosso município. Todos estão de parabéns, independente dos resultados apresentados", comenta Danilo Morais.
A premiação do primeiro ao terceiro lugar foi em valores estimados de R$500 a R$200 reais. Os demais receberam brindes simbólicos cedidos da Secretaria. Em 1ª lugar, com o tema; Educação em saúde como estratégia primária para diminuir o índice de infestação do Aedes Aegypti em um povoado do interior sergipano foi do apresentador Diego de Melo, o 2 ª lugar com o tema; Melhoria na adesão ao pré-natal evidenciada pelo aumento do número de gestantes cadastradas no programa Mamãe Coruja através da captura de mulheres em período gestacional que possuam ou não plano de saúde foi da apresentadora Flávia Calixto, em 3ª lugar com o tema: Nosso Nasf muda vidas: "Mostra de um PTS exitoso no município de Cedro" foi da apresentadora Pricylla Kariny Moura. Já o 4ª lugar foi do tema; Avaliação do IMC em mulheres participantes do grupo medida certa com foco na reeducação alimentar e exercício físico, apresentado por Maíse Marques, o 5ª lugar com o tema Agente comunitário de saúde: o elo entre a comunidade e a equipe de saúde da família, ficou com a apresentadora Flávia Calixto e o 6ª lugar foi dado para o tema; Quebrando o silêncio-falando sobre o abuso sexual infanto-juvenil, apresentado por Lidiane Dias.