Censo Educacional chega ao município de Santa Rosa de Lima
10/06/2014 -
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Ministério Público Estadual (MPE) realizaram na manhã desta segunda-feira, 9, a 50ª edição do Censo Educacional, no município de Santa Rosa de Lima. Ao todo, 1.080 famílias foram visitadas pelos recenseadores, sendo 595 da zona urbana e 485 da zona rural. O objetivo foi identificar crianças e adolescentes que estão fora da escola, além de analfabetos, pessoas com necessidades especiais e pessoas que não têm certidão de nascimento.
A abertura do evento foi no Colégio Estadual Dr. Edelzio Vieira de Melo, onde participaram os promotores Alexsandro Sampaio Santana e Aldeleine Melhor Barbosa, a assessora da Seed, Tereza Hortência, que representou a secretária Hortência Araujo, o prefeito Valdir Bispo dos Santos, o diretor do PROCON estadual, Luiz Roberto Azevedo, o secretário adjunto da Educação do município, José Barros, entre outras autoridades, além de alunos, pais de alunos e comunidade escolar.
A coordenadora do Censo Educacional pela Seed, professora Selma Siqueira, destacou que com esta ação, o censo busca cumprir o que foi traçado pelo Governo em relação aos municípios mais pobres.
“Nós vamos identificar crianças fora da escola para que possamos direcionar as políticas públicas para o atendimento de todos. Juntos vamos fazer um Santa Rosa de Lima melhor. Hoje a gente vem dá um gol da cidadania às margens da semana da copa, todos imbuídos na brasilidade. Queremos que o povo dessa cidade seja agraciado com as políticas públicas que favoreçam tempos melhores”, afirmou.
Para a realização dos trabalhos, a Seed e o MPE contou com a colaboração de 155 alunos, sendo 125 da rede estadual e 30 da rede municipal de ensino. Além da zona urbana, as visitas foram realizadas nos seguintes povoados: Casa Brava, Areias, Lagoa do Carão, Pau Ferro, Rio Vermelho e Rio Escuro.
Fiscalização
Os promotores do Ministério Público que estiveram no evento destacaram a necessidade do Censo Educacional para fiscalizar e cobrar ações dos gestores municipais. Foi o caso do promotor Alexsandro Sampaio Santana, que destacou que para melhorar a educação se faz necessária a atenção dos órgãos de fiscalização. "É com esse propósito que vamos verificar onde é necessária uma creche, uma escola, onde as crianças estão mais se evadindo das salas de aula. Faremos uma triagem desses dados e poderemos cobrar da administração dos municípios a solução para os problemas verificados", explicou.
Já a promotora de Justiça de Santa Rosa de Lima, Aldeleine Melhor Barbosa ressaltou a importância também do pós-censo. "O censo já é um projeto reconhecido e premiado. Estamos hoje fazendo essa coleta de dados. Mais importante ainda é o pós-censo, que é quando fazemos a coleta de dados para poder traçar políticas públicas relacionadas com a área de educação, no sentido de solucionar os problemas encontrados com ações efetivas", disse.
Importância
A população de Santa Rosa de Lima também se mostrou a favor da realização do Censo Educacional. Foi o caso da dona de casa Gisleide Silva, que recebeu os recenseadores em sua residência. "Espero que com o resultado disso a gente possa ter melhorias em nossa educação", afirmou.
A mesma opinião teve Fagner Pereira, morador da zona urbana de Santa Rosa de Lima. "Fico muito feliz com a realização desse censo aqui em Santa Rosa de Lima. Com isso a gente vai poder saber como está a real situação da educação, e assim poderemos cobrar mais dos gestores da nossa cidade", declarou.
Outras Notícias