O clima instável, que atinge a capital e algumas regiões do interior de Sergipe, deve permanecer até a próxima quinta-feira, 20, segundo previsão do meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Overland Amaral.
De acordo com o meteorologista, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é a principal responsável pelas chuvas que atingem o Litoral, e com mais intensidade, o Agreste Central e Sul, além do Alto Sertão. “A umidade e o calor provocam a formação das nuvens de convectivas, que são as nuvens de trovoadas. Há muita nebulosidade, ventos fortes e temperaturas elevadas. As chuvas devem continuar nestra terça e quarta, dissipando-se na quinta-feira, 20", destaca.
Overland explica que as chuvas intensas acompanhadas por rajadas de ventos e trovoadas podem também causar inundações. “Há o risco de inundações em algumas cidades do interior, como Itabaiana e Malhada dos Bois”, alerta.
As chuvas fortes já atingem diversas cidades do interior, a exemplo de Itabaiana e Carmópolis. Na capital, apesar do tempo fechado, as chuvas ainda não chegaram com intensidade.