De acordo com a avaliação do Centro de Meteorologia de Sergipe, vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), nos últimos quatro dias, choveu o previsto para todo o mês de maio deste ano na Grande Aracaju sendo o volume pluviométrico de maior concentração no sábado, 23. O tempo se mantém com condições acentuadas de chuva no Sul e Centro Sul do estado, com chuvas podendo chegar até 55 milímetros por segundo. As chuvas seguem até a sexta, 29.
O meteorologista Overland Amaral explica que “a relação entre o normal e observado tem ultrapassado às expectativas na maioria das regiões, sendo este último maior que o primeiro. Somente o sertão se mantém abaixo da média prevista”. A ocorrência das chuvas é consequência da presença de um escoamento frontal desde a Bahia, que se estende até Sergipe, mantendo a atmosfera instável.
Alerta
A Defesa Civil informa que está em estado de alerta por conta das chuvas que atingem o estado. Em casos graves a população deve ligar para o 193 ou 190. O órgão também pode ser acionado através do número de plantão 8822-1374. Segundo o secretário executivo, coronel Matheus, há um plano interno e outro em conjunto com as coordenadorias municipais. “Colocamos também os órgãos, a exemplo do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e Corpo de Bombeiros, em alerta”, afirma, acrescentando que o órgão vai fazer o monitoramento e, à medida que houver necessidade, vai demandando ações.
Para casos de alagamento, árvores inclinadas, rachaduras e água escorrendo em encosta, a recomendação da Defesa Civil é que as pessoas procurem um lugar seguro e acione o órgão. Em episódios em que o cidadão estiver dentro de carro ilhado, a sugestão é manter-se dentro do veículo. Caso encha de água, o indivíduo pode se deslocar para o teto. “A dica é nunca tentar enfrentar a correnteza, pois é perigoso. Caso alguém queira ajudar, que jogue uma corda ou algo do tipo, se for possível”, recomenda o coronel.
O Corpo de Bombeiros, através da assessoria de comunicação, destaca que é preciso que a população tenha consciência, principalmente nesse momento, e não jogue lixo nas ruas, não desmate, e também atenda as recomendações da Defesa Civil de sair de áreas de risco.