Colégio em Ilha das Flores realiza a II Semana da Acessibilidade
Assessoria de Comunicação da SEED – ASCOM
13/11/2015 -

O Colégio Estadual Dr. Jessé Trindade, localizado no município de Ilha das Flores, realiza a II Semana da Acessibilidade no período de 09 a 13 de novembro, com o tema "Normal é ser Diferente".

 

A ideia de haver a II Semana de Acessibilidade, além de ser um evento nacional, surgiu com a necessidade de conscientização dos alunos das séries regulares, assim como de toda a sociedade de Ilha das Flores, acerca dos direitos que as pessoas com deficiências possuem.

 

A primeira atividade foi executada na segunda-feira, 09, pelos professores em sala de aula como uma preparação do que aconteceria durante a semana.

 

Discorreram sobre a importância do engajamento da participação de toda a escola nesse evento.

 

Na terça-feira, 10, atendendo ao convite da escola, a professora especialista em psicopedagogia clínica e institucional, Claudene Barbosa de Farias Silva, ministrou uma palestra para toda a Escola com foco nos alunos.

 

Na palestra, ela passou vários vídeos de pessoas com deficiência que fazem coisas extraordinárias, como exemplo, a jovem americana que é a primeira mulher a pilotar avião sem os braços.

 

"É preciso respeitar as pessoas com deficiência e não apenas as pessoas ditas ‘normais'. É preciso respeitar as pessoas com deficiência não só porque todos têm direito a educação, como também para deixar claro que elas têm potenciais e que estes precisam ser explorados", disse Claudene.

 

Ainda na terça-feira, a professora Silvania Félix apresentou a Lei 13.146/2015, o Estatuto da pessoa com deficiência, ressaltando a importância e os avanços sociais que essa lei trouxe para toda a sociedade.

 

Na quarta-feira, 11, houve sessão de cinema com a exibição do filme ‘Colegas', para os alunos do ensino fundamental; e do filme ‘Teoria de Tudo' para os do ensino médio.

 

 "A ideia é que os alunos tenham ciência de que qualquer pessoa pode, em algum momento da vida, precisar de acessibilidade, não apenas as pessoas que nasceram com alguma deficiência e o filme ‘Teoria de tudo' mostra essa realidade com um olhar otimista", ressaltou a professora Silvânia.

 

A caminhada aconteceu na quinta-feira, 12, e contou com a participação dos alunos da Escola Estadual Manoel Antônio Pereira. Alunos e professores percorreram as principais ruas do centro de Ilha das Flores para sensibilizar a sociedade local e autoridades para a causa da acessibilidade para todos em todos os lugares.