A vitória do governador Belivaldo Chagas (PSD) neste segundo turno foi, de fato, expressiva no município de Propriá, onde ele obteve 8.818 votos, contra 4.051 do seu adversário, Valadares Filho. Mas, diferente do que vem sendo apontado, o resultado das urnas dificilmente estaria ligado ao apoio do médico e secretário de Estado da Saúde, Dr. Valberto de Oliveira.
Isto porque, Dr. Valberto nunca esteve presente em Propriá para fazer política e participar dos eventos realizados no município, a exemplo das carreatas nos povoados e da pisadinha. O médico foi visto na cidade apenas no dia da eleição, quando sequer aguardou o final do pleito, tendo viajado para Aracaju logo após votar.
Essa ausência do secretário em Propriá se refletiu na votação do candidato a deputado estadual apoiado por ele, Adailton Martins, que registrou apenas 455 votos válidos, ocupando somente o 8º lugar na lista de mais votados na cidade e ficando atrás até mesmo do nome levantado pelo prefeito Iokanaan Santana, que possui oposição forte na região.
O número mostra o enfraquecimento político de Dr. Valberto que com toda estrutura a seu favor, com a direção do hospital e todos os cargos terceirizados ao lado dele não conseguiu ao auxiliar seu candidato a conquistar um percentual maior de votos em Propriá.
As campanhas encabeçadas pelos os vereadores Aelson Publicidade e Samuel, por exemplo, que contribuíram para o trabalho de Jeferson Andrade e Dr. Vanderbal, obtiveram mais êxito no município, conquistando 662 e 628, respectivamente.
Diante deste quadro e considerando que a força política é frequentemente medida pela votação dos deputados estaduais, Dr. Valberto comprova o desgaste de sua figura no município. Desgaste que já era sentido em 2016, ele quando concorreu ao cargo de prefeito e perdeu a vaga para o atual gestor do município.
O fracasso do secretário abre espaço para o surgimento de novas lideranças em Propriá a partir de 2020, mostrando que os propriaenses sabem quem realmente busca melhorias para cidade e reconhecem de longe que apenas quer tirar proveito da imagem do município.