Faltam cinco dias para o Dia das Crianças, comemorado no próximo domingo (12), mas o movimento na compra de presentes para os pequenos no centro comercial em Aracaju, ainda é tímido. As opções de presentes estão variadas, para os menores a busca é por brinquedos como carrinhos e bonecas, já os maiores preferem ser presenteados com objetos tecnológicos como smarthphones e tablets.
Com a missão de pesquisar os valores para conseguir comprar dez presentes, a assistente administrativa Lucimeire Lopes foi até o comércio nesta terça-feira (7). “Vou presentear sobrinhos e filhos de amigos, também por isso vim até as lojas pesquisar, mas achei os valores mais altos com relação ao ano passado”, chamou a atenção Lucimeire.
Aproveitando a oportunidade por estar em Aracaju, a lavradora do município de Porto da Folha Maria Lúcia Lima também foi até o centro, mas achou que os preços dos brinquedos aumentaram. “Apesar de achar os presentes bem mais caros não vou deixar de presentear os meus cinco netos, a gente só é criança uma vez na vida, né?!”, brincou a lavradora.
Já a promotora de vendas Valéria Lima levou a filha Valesca, de 10 anos, para as lojas de brinquedos com uma missão solidária. “Este ano ela já sabe que não vai ganhar presente no Dia das Crianças, já que ganhou antecipadamente, e agora estamos participando de uma campanha de doação de brinquedos na Igreja que nós frequentamos por isso viemos pesquisar”.
A menina demonstrou satisfação em saber que vai ajudar as crianças que normalmente não iriam ganhar brinquedos. “Estou feliz em ajudar, não me importo em não ganhar, pois sei que muitas crianças vão estar felizes”, contou a menina.
Comércio tímido
A gerente de uma loja de variedades, Ana Cristina Santos, ressaltou que o movimento nas lojas do centro da capital ainda está bem abaixo do esperado. “Esperamos que melhore até o sábado, pois até agora a venda de brinquedos está bem menor que os outros anos”.
O número já era esperado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). De acordo com informações dos órgãos, o volume de vendas a prazo deve registrar crescimento de apenas 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em 2014, todas as datas comemorativas (com exceção da Páscoa), como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais, também apresentaram um desempenho inferior se comparado ao ano passado. As quedas foram de 3,55%, 8,63% e de 5,09%, respectivamente.