As compras efetuadas com cartões de crédito nas lojas do Centro Comercial e shoppings estão perdendo espaço. Os clientes estão preferindo fazer o pagamento à vista, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Shoppings Centers que indica que as vendas à prazo têm diminuído e os consumidores estão preferindo comprar com dinheiro.
“Todas as vezes que eu venho, geralmente, ou é para comprar ou para trazer as crianças, mas venho bem mais para comprar mesmo”, afirma a fisioterapeuta Amanda Matos.
Essa realidade atinge cerca de 60% da população brasileira que, em 2006, cerca de 40% das pessoas realizavam compras nos shoppings, o restante apenas ia ao estabelecimento para lazer.
“O shopping hoje também é uma área de lazer, de fazer as refeições, ir ao cinema, mas também gastar, isso é inevitável e que prefiro a compra à vista”, diz o dentista Gustavo Tirado.
A pesquisa também apontou outra mudança. Em 2006, 40% dos consumidores optavam pelo cartão de crédito, em 2014, o número caiu para 32%. Já a compra com dinheiro que era de 37% em 2006, subiu para 39% em 2014. O serviço de débito automático era utilizado por 24%, em 2006, agora, subiu para 29%.
“São dois fatores importantes: a segurança, pois, você anda sem dinheiro no bolso e é um cartão que tem um meio de pagamento imediato. O outro, sugere um planejamento e cuidado maior. Diferente do cartão de crédito, no débito você tem que ter dinheiro no banco. É um pagamento imediato, já o cartão de crédito, você compra agora para pagar depois”, garante o economista Idalino Souza.