CONBASF aponta cenário preocupante com a queda de preços de materiais recicláveis
07/11/2023 - 15:40:51

Durante acompanhamento aos trabalhos das cooperativas de catadores de materiais recicláveis dos municípios de Propriá e Japoatã, realizados na Central de Triagem de Materiais Recicláveis de Propriá, a equipe do Consórcio de Saneamento Básico do Baixo São Francisco Sergipano (CONBASF) constatou que os catadores de materiais recicláveis estão enfrentando um desafio cada vez maior com a queda dos preços pagos pelos materiais recicláveis. 

O técnico do Consórcio, Alberto Júnior, explica que o material coletado e vendido de forma compactada tem um aumento de valor no mercado, podendo chegar até 200% de acréscimo sobre o valor. No entanto, os catadores realizaram a comercialização de quase 9 toneladas de papelão compactados com o valor abaixo do esperado. 

O técnico observa e destaca que o período de final de ano sempre apresenta um aumento na economia, principalmente, com a injeção do 13º salário, no entanto, para os catadores de materiais recicláveis, essa realidade está distante, pois o cenário já apresenta uma redução do valor pago pelo material reciclável, a exemplo do filme branco, que teve uma queda de 7,6%, do papelão, 25%, da latinha, 40%, e do cacareco ou plástico, que teve uma queda de 50% sobre o valor praticado na comercialização.

A queda de preços dos materiais recicláveis ocorre por diversos motivos, entretanto, os compradores justificam que no momento o material está sendo comercializado para fins de estocagem, pois as indústrias não estão recebendo essa mercadoria. 

Para o presidente do CONBASF, o prefeito de Telha, Flávio Dias, a desvalorização desses materiais tem colocado em risco o trabalho dos catadores, que desempenham atividades fundamentais para a reciclagem e para a preservação do meio ambiente. Isso faz com que eles recebam menos pelo seu trabalho, o que afeta diretamente suas condições de vida e sustento.

“Diante desse cenário preocupante, é necessário buscar soluções que valorizem o trabalho dos catadores e incentivem a reciclagem. É fundamental que haja políticas públicas efetivas de incentivo à coleta seletiva, à reciclagem e à valorização dos materiais recicláveis. Além disso, é importante conscientizar a população sobre a importância da separação correta dos resíduos e do apoio aos catadores”, ressaltou o presidente.

 

Fonte: Assessoria