Concursados Deso: Governo diz que prazo é de dois anos
29/08/2014 -
O governador Jackson Barreto (PMDB) e o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), José Sobral, informaram na manhã desta quinta-feira, 28, após reunião com empresários no Palácio dos Despachos, que os aprovados no concurso da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), estão sendo convocados “na medida da capacidade de absorção da empresa”. Os concursados fizeram um ato na porta do palácio solicitando audiência, mas tanto Jackson quanto Zezinho Sobral alegaram já terem conversado com o grupo em outras ocasiões.
“O pessoal da Deso já foi recebido pelo Governo do Estado, pelo secretário Zezinho Sobral. Já foi mantido entendimento e já foi discutido o chamamento”, afirma chamando o titular da Seplag para explicar à imprensa o que já foi conversado com os concursados.
“Já nos reunimos com a Comissão por mais de uma vez. Eles queriam um cronograma de convocação. A Deso já apresentou esse cronograma, o sub-secretário Chico Buchinho já levou ao conhecimento do grupo e as coisas estão acordadas, estão pactuadas. Eles querem que o cronograma seja antecipado, que se faça a convocação imediata, mas a Deso convocou mais de 150. As convocações estão acontecendo à medida da capacidade de absorção da própria empresa. O prazo de convocação são dois anos, nós estamos no começo agora, sequer tem um ano, sequer tem seis meses. O concurso foi homologado há poucos dias. A gente entende o desejo de entrar logo, ser funcionário público, ser funcionário da Deso. É uma ansiedade natural dos jovens, a gente compreende, mas a validade do concurso é de dois anos, com prazo de validade para mais dois”, enfatiza o secretário.
Do lado de fora, os concursados afirmavam que a informação de que o concurso vale por dois anos não convence. “Isso não cola. Sabemos que o concurso vale por dois anos, mas quando não há terceirizados nas funções. Não somos leigos, sabemos o que estamos cobrando, principalmente porque a terceirização caracteriza vaga. E também não nos convenceu o recado que o governador mandou, alegando que ele não tem autonomia para convocar, que a autonomia é do presidente da Deso, mas e quem está à frente do Governo então?”, indaga o concursado José William Mota ressaltando que na próxima semana o grupo fará mais um ato para cobrar celeridade nas contratações.
Outras Notícias