Sergipe vai participar do Congresso Nordestino de Municípios, evento que será realizado em Salvador, na Bahia, nos próximos dias 11, 12 e 13 de novembro. Na oportunidade, prefeitos, servidores, vereadores, estudantes, acadêmicos e profissionais ligados à administração municipal vão discutir sobre “Oportunidades e possibilidades para o Nordeste”.
A iniciativa é uma realização da União dos Municípios da Bahia (UPB), em parceria com as associações municipalistas do Nordeste e governos estaduais, inclusive a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames).
Para a presidente da UPB, prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, a realização do congresso pretende trazer reflexões sobre a pauta municipalista e os principais desafios enfrentados pelas prefeituras de toda região Nordeste, num processo interativo através de trocas de experiências, articulações governamentais e análise dos assuntos mais emergentes.
Nesse mesmo período ocorrerá simultaneamente a Feira de Produtos, Serviços e Tecnologia, que deverá trazer as inovações do mercado nacional e internacional com técnicas que podem influenciar e facilitar as ações da administração municipal. Contará ainda com a Exposição Paralela de empresas que oferecerão informações, ferramentas e equipamentos com diversas possibilidades para melhoria da qualidade das obras municipais, com baixo custo de produção.
O Congresso contará com a participação dos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe), e a expectativa é promover a troca de experiências, articulações governamentais e a análise de assuntos emergenciais.
“Quando se busca um ideal, a união é a maior arma. Por isso, acho muito importante que os gestores do Nordeste estejam em mais este evento para que juntos possamos discutir o que é melhor para nossa região”, opinou o presidente da Fames, Antônio Rodrigues, o Tonhão.
O evento deve reunir cerca de 4 mil participantes, no Centro de Convenções da Bahia, para debater entre outros assuntos o fato da densidade demográfica apontar o Nordeste como sendo uma das regiões mais populosas do Brasil, mas que corresponde a apenas 13% do Produto Interno Bruto (PIB) na economia nacional. A inscriçãopode ser feita através do endereço http://www.identificasi.com.