A última das seis etapas da Copa Brasil de Tênis de Mesa será realizada entre os dias 25 e 28 de setembro, na cidade de Aracaju (SE). Essa é a penúltima competição do calendário nacional da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e, depois de sua realização, restará apenas o Campeonato Brasileiro por Duplas e Equipes, em outubro.
Duzentos e vinte e dois atletas de 66 clubes diferentes brigarão pelas medalhas e pelos pontos no ranking nacional. Como acontece em todas as etapas, a quinta-feira (25), primeiro dia de competição, é dedicado à disputa do Rating, onde o chaveamento é feito por critérios técnicos, não importando a idade dos atletas.
A partir da sexta-feira (26) e até o domingo (28), acontecerão os jogos do ranking, onde cada atleta compete dentro de sua própria faixa etária. Os atletas do pré-mirim, mirim, infantil e juvenil poderão atuar em suas categorias e na imediatamente acima.
A Academia Sergipana é o clube com o maior número de representantes. A principal aposta da entidade está nas categorias de base, foco do trabalho da Federação de Tênis de Mesa do Sergipe (FTM-SE) nos últimos anos.
“O principal trabalho é com as crianças da base, no pré-mirim, mirim, infantil. Fazemos um trabalho nas escolas e contemplamos dez instituições particulares e três públicas com aulas específicas de tênis de mesa. Tenho certeza de que a competição vai fazer com que novos alunos apareçam e a modalidade se desenvolva”, disse o Sr. Guido Borges, presidente da FTM-SE.
Os atletas e o público que comparecerem ao Ginásio Constâncio Vieira, local das disputas, vai encontrar um lugar renovado. Incluída nas reformas feitas para a Copa do Mundo de futebol, a praça conta com acessibilidade e iluminação própria, por exemplo.
“Com a Copa do Mundo de Futebol, o “Batistão” (estádio de futebol) foi reformado para receber a seleção da Grécia. Nessa reforma, o ginásio Constâncio Vieira também foi contemplado, então está novinho. A iluminação é excelente, assim como a acessibilidade e a infraestrutura em geral”, explicou Sr. Guido, que não esconde a expectativa pela realização do torneio.
“Estamos com uma expectativa muito grande. Desde 2012 não recebemos a Copa Brasil aqui em Aracaju e a empolgação de todos é notória”.
A sexta etapa da Copa Brasil será a última válida na contagem do Troféu Eficiência 2014, prêmio entregue ao clube com melhor desempenho no ano, levando em consideração, além da Copa Brasil, o Campeonato Brasileiro Individual, realizado em maio, em Fortaleza.
O líder do quadro de medalhas na categoria olímpica é o São Caetano/Xiom/Seest-SP, com 17410 pontos, 7340 a mais que o segundo colocado, a Fundação Municipal de Criciúma-SC. Um dos técnicos do clube paulista, Francisco Arado, também conhecido como Paco, explicou um dos segredos do sucesso da entidade.
“Acho que nosso maior diferencial é a estrutura e o investimento na comissão técnica. Temos um time muito forte na preparação dos jogadores e isso faz com que eles tenham bons resultados. Além disso, os atletas são muito focados em se desenvolverem no alto nível”, disse Paco.
O clube paulista terá apenas Gabriel Caldas como representante. Ele vai disputar o rating L, e o infantil e mirim do ranking. Na categoria paralímpica, o Clube de Tênis de Mesa Jacareí tem ampla vantagem sobre os concorrentes. Com 15120 pontos, Jacareí tem 270 a mais que a soma do segundo com o terceiro colocado. A ADFP-PR tem 7850, seguida de perto pela ADFEGO-GO, com 7000.
“O que faz a diferença é a estrutura que temos e os profissionais que trabalham nesse projeto, além, é claro, do apoio dos nossos patrocinadores. Temos técnicos capacitados pela ITTF no nível 1 e 2, sparings de alto nível, salas climatizadas para treinamentos e todo o material de ponta, desde as mesas até os aparadores e separadores”, disse Carlos Koyama, técnico da equipe.
Para confirmar o título, o Clube de Tênis de Mesa Jacareí vai levar 16 atletas para Aracaju, entre eles a campeã brasileira da classe 06, Dina Abreu.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.