A Prefeitura de Neópolis, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, realizou nesta terça-feira (23) a primeira edição do Cras Itinerante em 2016, que tem a proposta de levar a equipe da secretaria aos povoados, fazendo uma espécie de atendimento a domicílio para que o pessoal da região possa usufruir dos serviços onde mora. O primeiro destino foi o povoado Cacimbas, com lotação na Escola Municipal Joaquim de Medeiros Chaves.
Um dos principais focos desta edição foi o Bolsa Família, orientando as pessoas como usar corretamente o programa. Alguns novos cadastros foram feitos e os que precisavam recadastrar foram atualizados, a fim de evitar cortes do Governo Federal pela falta de atualização dos dados. Por ser um povoado mais distante da sede, esse atendimento facilita a locomoção para os moradores.
Foi apresentado também o programa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), voltado para as crianças de 07 a 15 anos de idade. Algumas crianças do povoado já faziam parte, outras foram inscritas durante o evento itinerante. Para quem precisava retirar ou renovar documentos, um membro do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) ficou de plantão para recolher os nomes e orientar sobre os procedimentos necessários para cada tipo de documentação.
Uma grande surpresa que mudará a realidade do artesanato no Povoado Cacimbas é a parceria da Prefeitura com o Sebrae. O consultor Gilvan Azevedo e a coordenadora de artesanato da empresa, Vânia Alzira, que fazem parte da Unidade de Atendimento Coletivo, Comércio e Serviço do Sebrae, estiveram no evento para apresentar a proposta. Cacimbas é um grande pólo de bordado e crochê, com a formação de um grupo organizado e auxiliado pelo Sebrae, a renda e o alcance do trabalho das artesãs será maior. O grupo já foi formado e na próxima semana acontecerá a primeira reunião.
Emocionada, a secretária de Assistência Social e primeira dama, Carmélia Dantas, afirmou que esse será um recomeço para o artesanato de Cacimbas. "Hoje é um dia especial, a parceria vai valorizar o trabalho dessas mulheres. Chegou a hora de vocês serem reconhecidas", disse Carmélia. A secretária aproveitou o momento para confirmar novas edições do projeto itinerante, com a presença das secretarias de Educação e Saúde.