De família política, vereadora Cláudia Dias mantém vivo legado em defesa de Telha
Presidente da Câmara de Telha, a vereadora Cláudia Dias (MDB) é filha do ex-prefeito Antônio Dias e da ex-vice-prefeita Edvalda Dias - Foto: Reprodução/Redes Sociais
Presidente da Câmara de Telha, a vereadora Cláudia Dias (MDB) é filha do ex-prefeito Antônio Dias e da ex-vice-prefeita Edvalda Dias - Foto: Reprodução/Redes Sociais
09/01/2023 - 09:30:11

Presidente da Câmara Municipal de Telha para o biênio 2023-2024, a vereadora Cláudia Dias (MDB) é filha do ex-prefeito Antônio Dias e da ex-vice-prefeita Edvalda Dias; neta do ex-vereador Givaldo Dias e prima do atual prefeito do município, Flávio Dias.  Exercendo o primeiro mandato no Legislativo Municipal, a parlamentar mantém vivo o legado familiar construído através das ações em defesa dos interesses da população de Telha. Em entrevista ao Sergipe em Foco, Cláudia Dias relembra como surgiu o interesse pela política e se mostra confiante em relação ao governador Fábio Mitidieri (PSD), que conduzirá o Governo de Sergipe nos próximos quatro anos.

Sergipe em Foco: Presidente, a senhora é de uma família com anos de história política no município de Telha. Então, imagino que sempre houve um contato direto com essa área. Mas como surgiu, de fato, o seu interesse pela vida pública?

Cláudia Dias - Sempre acompanhei minha mãe no desenvolvimento dos programas sociais e viver em uma família com forte tradição política acabou tornando tudo bastante natural. Houve uma reunião familiar para discutir a indicação de um nome da nossa família para disputar uma vaga na Câmara de Vereadores e eu acabei sendo escolhida. Aceitei o desafio e em 2020 venci as eleições, sendo a segunda colocada no meu grupo político.

SF: Neste dois anos de atuação, como tem sido o diálogo com os colegas de parlamento? 

Cláudia - Vivemos em um clima de muito respeito na Câmara, que é composta por nove vereadores, sendo três mulheres. Sou da bancada do prefeito, mas me relaciono bem com todos os colegas, tanto os cinco da situação, quanto os quatro da oposição. O diálogo é o melhor possível.

SF: Recentemente, a senhora assumiu a presidência da Câmara. Conduzir os trabalhos da Casa costuma ser um desafio até para os parlamentares mais experientes. Qual a sua expectativa em relação a essa nova missão?

Cláudia - Fui 1ª Secretária no biênio 2021-2022, então, de certa forma, já acompanhava mais de perto as atividades da Casa. Além disso, gosto de desafios! Sei que posso fazer a diferença e tenho capacidade de desempenhar bem essa função que me foi confiada pelos meus colegas.

SF: Sabemos que uma boa relação entre o Legislativo e o Executivo é essencial para promoção de ações no município. O prefeito de Telha possui ligação familiar com a senhora, mas, enquanto parlamentar, é possível avaliar criticamente o relacionamento entre esses dois Poderes em Telha?

Cláudia - Sempre prezamos pela independência e respeito entre os Poderes. O que pude observar nesses dois anos é que o prefeito Flávio tem se mostrado aberto ao diálogo com os vereadores. Da mesma forma, a Câmara realiza um trabalho focado no melhor para o povo de Telha. Acho que estamos caminhando bem e acredito que à frente da Casa, podemos fortalecer esse relacionamento e trazer ainda mais benefícios para população.

SF: Agora vamos falar sobre o cenário estadual. Iniciamos um novo governo em Sergipe, que chega com a proposta de renovação. A senhora acredita que o governador Fábio Mitidieri estará atento ao município e às necessidades de Telha?

Cláudia - Com certeza, se eu não confiasse na capacidade de Fábio para governar Sergipe e trabalhar por Telha, não teria apoiado a sua candidatura junto com o meu grupo político. Além disso, nossas famílias têm história. O meu pai foi muito amigo de Luiz Mitidieri, que era deputado. Então, nós conhecemos Fábio, sabemos que ele vem de uma família honesta e de boa índole. Sei que ele vai honrar os compromissos feitos a população de Telha e trabalhar para desenvolver o nosso município.

SF: Para encerrar: a senhora já pensa no futuro político?  Pretende se candidatar à reeleição em 2024 ou almeja concorrer a outro cargo?

Cláudia - Não podemos tomar decisões precipitadas, mas com o trabalho que já apresentamos à sociedade telhense, a ajuda da família e da minha base, acredito que tenho condições de concorrer a outro cargo, se aparecer a oportunidade, ou de buscar a reeleição. São questões que serão amadurecidas com o tempo.

 

Da redação do 
Sergipe em Foco