Defesa Civil: Municípios devem informar responsáveis ao TCE
Foto: Marcelle Cristinne
Foto: Marcelle Cristinne
27/01/2025 - 09:31:21

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) enviou ofício a 30 prefeituras sergipanas solicitando o nome do responsável pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. Os gestores têm prazo até a próxima quarta-feira, 29, para encaminhar à Corte uma cópia do decreto, portaria ou documento equivalente à nomeação.

A solicitação foi feita após o TCE receber ofício da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (SUPDEC), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (SEDURBI), informando quais municípios ainda não designaram o responsável por sua Defesa Civil.

A ação está em consonância com a Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) e prevê, dentre outras diretrizes, a coordenação das ações do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) em articulação com a União e o Estado.

“Por exigência legal, cabe aos municípios executar essa política nacional, através de mapeamentos, fiscalizações, levantamentos e acompanhamentos de possíveis áreas de riscos e desastres. [...] por isso, cada município tem que ter seu coordenador local para junto com o órgão estadual, traçar soluções, orientar, supervisionar, elaborar planos de ações para contenções e mitigações”, explica a diretora de Controle Externo de Obras e Serviços, Roseane Tavares.?

A diretora ressaltou ainda que a preocupação do Tribunal está relacionada à proximidade do período em que o índice de precipitações atmosféricas é maior, assim como o risco de  crises climáticas e ambientais.
 

Fonte:  TCE/SE