Sergipe está entre as 10 capitais que apresentam situação de alerta para a dengue segundo dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (Liraa). As cidades classificadas como em situação de alerta apresentam larvas do mosquito entre 1% e 3,9% dos imóveis pesquisados, enquanto as que se enquadram em situação de risco registram índice superior a 3,9%.
Na região Nordeste do país, o Ministério da Saúde detectou que o principal problema para a transmissão da doença é o armazenamento incorreto de água. Dos 727 municípios que responderam ao levantamento, 354 estão em situação de alerta e 96 em situação de risco.
Os dados divulgados nesta terça-feira, 4, pelo Ministério da Saúde, apontam ainda outras capitais brasileiras em situação de alerta: Belém, no Pará; Porto Velho, em Rondônia; Maceió, em Alagoas; Natal, no Rio Grande do Norte; Recife, em Pernambuco; São Luís, no Maranhão; ; Vitória, no Espírito Santo; Cuiabá, em Mato Grosso e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Os mesmos dados indicam que 533 municípios brasileiros estão em situação de alerta para a dengue e 117 correm o risco de registrar uma epidemia da doença.