O desembargador presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-20), José Augusto do Nascimento, foi agraciado na tarde desta segunda-feira, 25, com o Título de Cidadania Sergipana. A honraria, concedida pela Assembleia Legislativa, foi proposta pelo deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) e equipara o homenageado a uma pessoa nascida no estado, como uma adoção oficial.
Natural de Salvador (BA), o magistrado é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com Pós-Graduação em Direito Processual Civil, Processual do Trabalho e Direito do Trabalho. Em 1994, José Augusto ingressou na Justiça do Trabalho, no cargo de Juiz do Trabalho Substituto. Dois anos depois, em 1996, foi promovido, por merecimento, a Juiz Titular da Vara de Nossa Senhora da Glória, município onde exerceu suas atividades até o ano de 2021, quando foi nomeado desembargador. Em dezembro de 2022, foi empossado na presidência do TRT-20.
"Os feitos profissionais do desembargador José Augusto em Sergipe demonstram inegável comprometimento com a justiça e, acima de tudo, com o povo sergipano, de forma especial os trabalhadores e empregadores do estado. São conquistas que refletem a grandiosidade de quem nunca se interessou por ocupar holofotes e construiu a sua história na Justiça do Trabalho sendo um exemplo de integridade, dedicação e discrição", salientou Luciano Pimentel.
No discurso de saudação ao novo cidadão sergipano, o parlamentar ressaltou o vínculo de amizade com o magistrado e frisou que as qualidades do homenageado vão além do conhecimento jurídico. "José Augusto é essa pessoa simples, que percorre todas as unidades judiciárias e administrativas para conversar com os servidores, que ama incondicionalmente a sua família e sabe o valor da gratidão. É um ser humano digno, de caráter ímpar, que engrandece o TRT20 por desempenhar suas ações com tamanha seriedade".
Concluindo sua fala, o deputado parabenizou o desembargador e enalteceu que Sergipe se orgulha de tê-lo como cidadão de fato e de direito. "Parabéns, José Augusto do Nascimento! Com este título, você passa a ser nosso conterrâneo, oficializando seu amor por Sergipe, um estado que é imensamente grato pelo seu brilhante trabalho e que hoje te abraça como um filho legítimo. Seja bem-vindo! É um orgulho para nós poder chamá-lo de sergipano!", disse Luciano Pimentel.
Reconhecimento de uma história
Para o desembargador presidente do TRT-20, o título de cidadania sedimenta o trabalho realizado há 30 anos em Sergipe. "Encaro como um reconhecimento do serviço prestado durante todos esses anos aqui no Estado. E principalmente uma atenção especial ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que não deixa de ser uma aproximação das duas instituições com este título de cidadania. Demonstra as boas relações existentes entre a Alese e o TRT”, afirmou.
Ao agradecer pela homenagem, o magistrado apresentou um breve histórico da sua vida profissional, destacando os caminhos que o trouxeram para Sergipe e as relações que firmou no estado. De acordo com ele, receber a honraria das mãos de um amigo de longa data, como deputado estadual Luciano Pimentel, reveste a concessão do título de um significado ainda mais especial.
"Minha maior alegria é ter recebido esse título não porque sou desembargador, presidente de um Tribunal, mas por ter o reconhecimento da nossa história, Luciano. Quando nos conhecemos éramos pessoas começando a vida e hoje continuamos amigos. Isso é o que torna a vida bela e mostra que você é lembrado porque tem história com as pessoas", frisou o desembargador José Augusto.
Da Assessoria