Desafios: profissionalização na empresa familiar
Foto ilustrativa
Foto ilustrativa
Ascom Sebrae
20/10/2014 -
Empresários, fundadores, dirigentes, herdeiros, familiares e executivos não pertencentes à família terão oportunidade de participar gratuitamente da palestra “Os Desafios da Profissionalização na Empresa familiar”. Será no dia 21 de outubro, terça feira, das 19hàs 21h, no Auditório do Sebrae.
 
O palestrante será o doutor e mestre em administração pela FEA / USP, Armando Lourenzo, diretor da Ernst Young University. Lourenzo é autor de vários artigos na área de negócios e dos livros “Bastidores da Empresa Familiar”, editora Atlas, e “Empresa Familiar: Um sonho realizado”, editora Saraiva.
 
Os temas abordados serão O contexto da empresa familiar no mundo e no Brasil, As principais características da empresa familiar, Conflitos na empresa familiar, Os pontos críticos do processo sucessório e A necessidade da profissionalização da gestão e da sociedade.
 
Informações no site, telefones (79) 2106-7766 e 2106-7767. Inscrições pelo email cursos@se.sebrae.com.br.
 
Empresa familiar
 
É a organização em que tanto a gestão administrativa quanto a propriedade são controladas, na sua maior parte, por uma ou mais famílias, e dois ou mais membros da família participam da força de trabalho, principalmente os integrantes da diretoria. Os principais tipos de conflitos acontecem entre Pai versus Filhos ou briga entre irmãos. A melhor forma de reduzir os conflitos é por meio de uma comunicação interna eficiente, ter compreensão da origem do problema, promover acordo familiar e buscar ajuda externa.
 
Uma das principais dificuldades encontradas pela empresa familiar, no que tange a sua sobrevivência no longo prazo, é a transferência do poder do fundador para seus possíveis sucessores. A sucessão não pode ser vista sob aspectos totalmente objetivos, pois ela é caracterizada principalmente por dificuldades comportamentais.