Com o Dia da Criança comemorado no dia 12 de outubro, o Instituto de Identificação de Sergipe Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG) realizará, entre os dias 09, 10 e 11, atendimento prioritário para emissão da primeira e segunda via da carteira de identidade para o público de até 12 anos. O serviço será ofertado em todos os postos de identificação da região metropolitana e do interior, sendo porta aberta para as crianças, mas respeitando o horário e a capacidade máxima de atendimento de cada unidade.
Para o atendimento, os documentos obrigatórios são: certidão de nascimento original, em bom estado de conservação, sem rasuras ou dificuldade de leitura dos dados e comprovante de residência do responsável legal da criança. No ato, é imprescindível que o menor de idade esteja acompanhado do seu responsável para que a emissão da carteira seja solicitada.
A primeira via da carteira de identidade é gratuita e a segunda via é cobrada uma taxa em que o valor varia de acordo com a Unidade Fiscal Padrão da Secretaria da Fazenda do Estado de Sergipe (UFP/SE) que, em outubro de 2023, está no valor de R$21,20.
Mesmo com o atendimento preferencial para a criançada, o IIWSG reforça que o agendamento através do pré-atendimento online disponível no site da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP) continuará funcionando normalmente para o público em geral. Portanto, o atendimento durante os dias 09, 10 e 11 de outubro não será exclusivo para a população infantil, apenas preferencial.
A iniciativa também é uma ação estratégica para contribuir com a Educação municipal e estadual, visto que, a partir de 2024, o Ministério da Educação (MEC) tornará obrigatória a apresentação da carteira de identidade dos estudantes durante o processo de matrícula. Sendo assim, a semana direcionada às crianças é um comprometimento em dobro com direitos que fortalecerão a cidadania infantil: a identificação oficial e a inclusão escolar na idade certa.
Com boas expectativas, o diretor do IIWSG, Jenilson Gomes, declara que a ação será um esforço concentrado para atender o máximo possível da população infantil que precisa da carteira de identidade.
“Todas as nossas unidades destinarão um percentual significativo do nosso atendimento para priorizar o atendimento de crianças entre zero a 12 anos de idade que ainda não têm sua carteira de identidade. E esse serviço não será apenas em Aracaju, mas em todas as unidades do estado. Contudo, o nosso sistema de pré-atendimento no site da secretaria será reforçado para atender as demais camada da população. Dito isso, o atendimento às crianças funcionará respeitando a capacidade de atendimento de cada unidade. Por isso, nós pedimos ao papai e a mamãe que aproveitem a próxima semana para comparecer a uma das nossas unidades e fazer a primeira ou a segunda via da carteira de identidade do seu filho”, explica Jenilson.
Fonte: SSP