DIÁLOGO ABERTO
25/07/2014 -

A prefeitura trabalha para o povo, por isso, nada mais coerente do que ouvir da própria população quais as necessidades e anseios que ela tem. Em Pirambu, a administração vem dando um bom exemplo disso, com a realização do Governo Itinerante, uma ação que faz parte do projeto Meu Lugar. A última edição aconteceu nessa quarta-feira (23), no Povoado Água Boa, levando cidadania à comunidade.

 

Funciona da seguinte forma: O prefeito do município, Elio Martins, vai até a localidade acompanhado dos secretários municipais. Lá eles se reúnem com a comunidade e escutam quais as necessidades mais imediatas, debatendo as ideias e elaboram ações que podem melhorar os problemas demonstrados.

 

No Povoado Água Boa, a prefeitura conseguiu assegurar melhorias no tratamento da água para consumo, calçamento de ruas, construção de praças, iluminação, melhoramento no atendimento a saúde, além de outras reivindicações. Oprefeito fez ainda algumas explicações sobre os problemas citados. Sobre a água, por exemplo, ele informou que o problema será solucionado com a instalação de um filtro que, inclusive, já foi adquirido.

Comunicou também a permanência de uma ambulância no povoado Alagamar que passa a atender também o Povoado Água Boa. Com relação às reclamações sobre a iluminação e outras reivindicações mais imediatas, foi determinado a execução dessas ações.O prefeito informou aos moradores que no próximo dia 2 de agosto, toda a estrutura do município estará no povoado levando todas as ações da administração, a exemplo de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, Obras, Esporte.

 

 

NOTAS

 

MAPA DA VIOLÊNCIA

 

O Mapa da Violência 2014 reúne em um ranking os municípios brasileiros que estão livres de assassinatos há cinco anos. Segundo os dados do mapa, apenas 684 cidades brasileiras não registraram homicídios entre 2008 e 2012, três estão em Sergipe. São elas: Telha, Canhoba e São Francisco. O estudo ainda mostra o número total de homicídios registrados pelo Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, passou de 49.695 para 56.337, também o maior número registrado. Os jovens foram as vítimas em 53,4% dos casos, o que mostra outra tendência diagnosticada pelo estudo: a maior vitimização de pessoas com idade entre 15 e 29 anos. As taxas de homicídio nessa faixa passaram de 19,6 em 1980, para 57,6 em 2012, a cada 100 mil jovens. No ranking nacional, Aracaju ocupa o 87º lugar em homicídios entre a população com idade entre 15 e 29 anos.

 

TELEFONIA MÓVEL

 

Mais um povoado de Lagarto pode receber uma torre de telefonia móvel da Vivo. Dessa vez quem está em mobilização para conseguir a antena é a comunidade do Jenipapo. Na última terça-feira os moradores locais enviaram às mãos do promotoria de Justiça um abaixo-assinado solicitando diálogo com a operadora para melhoria do serviço na região do Jenipapo. De acordo com Ivanilton Santana, diretor da Escola Municipal Irmã Maria Cândida, os moradores se sujeitam a subidas em locais altos, como postes e árvores, mas mesmo assim têm suas ligações constantemente interrompidas.