Em função do aumento das transfusões sanguíneas realizadas na rede hospitalar, o estoque de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) está no nível comprometido. Para garantir a reposição do estoque de hemocomponentes, o serviço de captação da unidade convida doadores dos sangues A, O, B e Ab, fator Rh positivo e negativo, para colaborar com a doação.
Atualmente o estoque de sangue está com um total de 208 bolsas, sendo que destas, apenas 99 são do tipo “O“ positivo e 12 negativo. Por conta da demanda transfusional, para bebês e crianças internadas nas Unidades de Tratamento neonatal, nas maternidades, o sangue “O” negativo, é o mais necessário no momento.
Segundo a gerente de Ações Estratégicas, do Hemocentro de Sergipe, Rozeli Dantas, na primeira semana de agosto as doações de sangue tiveram uma redução de cerca de 20%. “O serviço recebe solicitações por bolsas de sangue diariamente para cirurgias e tratamento de saúde que suprem alguma deficiência do organismo”, informou ao lembrar que somente a doação de sangue pode ajudar as centenas de pacientes que necessitam de transfusões.
A coleta de sangue do Hemose funciona todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados das 8h às 12h. Para garantir agilidade no atendimento do doador que não dispõe de muito tempo, o Hemose também disponibiliza o serviço de agendamento online.
“Esse serviço está disponível no site www.hemose.se.gov.br, no link: Agende sua DOAÇÃO. O doador preenche um formulário com suas informações pessoais e escolhe um horário. Nossa equipe verifica os pedidos de agendamento e confirma a solicitação com através de uma ligação para o candidato à doação”, detalhou Rozeli Dantas.
Critérios
Para doar é necessário observar alguns critérios, a exemplo de estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar a partir de 50 kg e apresentar documento oficial, com foto, válido em todo território nacional, pode ser carteira de identidade, carteira de trabalho e carteira de motorista, entre outros.