Doe cabelo, Doe alegria: Perucas começam a ser entregues
Jornaldacidade.net
30/07/2014 -

As primeiras perucas, confeccionadas com os cabelos arrecadados pela campanha “Doe cabelo, doe alegria”, foram entregues na tarde de ontem a crianças e jovens assistidas pela Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos). A iniciativa, que tomou forma há cerca de três meses por intermédio da professora e advogada Soraya Salim, tornou-se um grande sucesso e os quatro salões conveniados realizaram mais de 900 cortes de cabelo. Até o momento, 25 perucas foram confeccionadas.

O olhar admirado das garotas, que uma a uma colocavam as perucas, ao se verem novamente com os cabelos moldando os rostos, deixava claro o quanto esse momento era aguardado por cada uma delas. Amanda Santos Rezende, de 18 anos, foi a primeira delas a passar pela experiência. Deslumbrada com a presença dos novos fios, que desciam até os ombros, a jovem já pensa nos penteados que fará de agora em diante. “Vou pentear de várias formas, colocar presilhas, mas o importante mesmo é que agora com certeza vou conseguir olhar melhor para o espelho, olhar com mais confiança. Me vendo assim me sinto bem melhor, o importante mesmo é estar sempre bem”, acredita.

Já Gabriela Santos, de 15 anos, afirma que mal pode dormir na noite anterior. A jovem, que há dois anos e meio iniciou o tratamento, conta que acreditava só se ver novamente com cabelos ao final do mesmo, mas poder ver esse resultado antes é motivador.  “Estava muito ansiosa, minha expectativa era muito grande por esse dia. Quase não consegui dormir na noite anterior. Estou muito feliz agora e sei que esse cabelo vai trazer de volta a minha autoestima. Ele vai me deixar mais confiante e mais bonita. Só tenho a agradecer a todas as pessoas que doaram, pois elas ajudaram a trazer de volta a felicidade para cada uma de nós”, afirma.  

Para a fundadora da Avosos, Maria Ruth Wynne Cardoso, a “Tia Ruth”, o principal objetivo da campanha é aumentar a autoestima das pacientes que lutam contra o câncer. “Foi um momento de muita emoção e felicidade poder ver a alegria estampada no rosto de cada uma delas ao colocar as perucas pela primeira vez. Esse foi também um momento de muita gratidão a todas aquelas que nos ajudaram e doaram seus cabelos, pois sabemos o quanto nós mulheres somos apegadas aos nossos. Estou muito feliz pelas minhas filhas do coração. Recebemos a missão de realizar essa arrecadação e abraçamos o desafio porque quando vemos um semelhante com autoestima baixa nós temos obrigação de ajudar a levantar”, afirmou.

Algumas doadoras também estiveram presentes na entrega das perucas e se emocionaram ao ver a alegria das novas portadoras de suas madeixas. Uma delas foi Jamila Lima Santos, que garante não ter pensado duas vezes em cortar seu cabelão para ajudar as garotas da Avosos. “Ele já estava na cintura quando eu cortei. O desapego veio motivado pela boa ação, porque a gente fica mesmo apegada e não quer cortar. Mesmo assim nem pensei duas vezes. A gratificação de ver essas crianças recebendo o meu cabelo é indescritível. A emoção delas recebendo as perucas e se olhando no espelho é indescritível e você saber que essa felicidade foi possível graças a um pedacinho de você é muito bom. Meu conselho para quem ainda não doou é: não perca tempo e ajude também. Logo cresce novamente”.

Por conta do grande volume de doações, a parceria com os salões de beleza foi suspensa até que todo o material seja utilizado, mas quem quiser pode continuar levando o cabelo, já cortado, até a sede da Avosos.