A Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), segue sem medir esforços para impulsionar a aprendizagem e elevar os padrões educacionais do município. E esse trabalho vem apresentando números significativos ao longo dos anos e confirma que a educação para a atual gestão é uma prioridade inegociável.
O município se mostrou aberto a receber sugestões de melhorias e firmar parcerias com programas que compartilhassem novas estratégias, união necessária para fortalecer ainda mais a qualidade educacional. Dessa forma, a secretaria de Educação se integrou no Programa Educar Pra Valer, que possui um sistema próprio de avaliação assessorado pela Associação Bem Comum.
De acordo com a secretária da Educação, Deise Barroso, a parceria com a Associação Bem Comum foi firmada por completo em 2022. “Tudo começou em 2021, mas tivemos todo material estruturado, com a avaliação e formação de professores em 2022”. A partir dessa parceria, houve uma evolução significativa de todos os alunos do 2º e 5º nas competências de leitura, ou seja, língua portuguesa e também de matemática.
Essa associação é da cidade de Sobral, Ceará, que é referência na qualidade de educação, e auxilia na evolução educativa de vários municípios no Brasil, dentre eles, São Cristóvão já é destaque. “De todos os municípios do Brasil que adotaram o programa, estamos entre os 5 que estão acima de 60% dos estudantes com níveis desejados e com avanço acima de 20 pontos percentuais nos níveis desejáveis entre 2022 e 2023, no que diz respeito à alfabetização”, adiciona Deise.
Os dados adquiridos são do Sistema de Avaliação Educar Pra Valer (SAEV) deste ano, em 2023.
Resultados do 2º ano
O assessoramento se inicia com a Avaliação Diagnóstica, detectando a quantidade de alunos com deficiência na leitura. Ao decorrer do ano são realizadas três avaliações Formativas, e a avaliação de Saída, ou seja, a avaliação final.
Em todas as avaliações, mais de 850 alunos do 2º ano participaram ativamente. Seguindo a ordem das avaliações, os alunos considerados fluentes na leitura saíram de uma porcentagem de 6% para o significativo resultado de 36% neste ano. Quanto aos alunos não fluentes, ou seja, aqueles que conseguem ler textos, mas ainda sentem dificuldade na interpretação, ficaram em 25%.
Segundo Deise Barroso, aqueles alunos Não Fluentes para alcançar a fluência é um processo rápido, em apenas semanas, é possível alcançar esse êxito. Com esse destaque, é possível afirmar que 61% dos alunos no 2º ano da rede municipal de ensino de São Cristóvão, são alfabetizados.
Resultados do 5º ano
O processo avaliativo do 5º ano seguiu as mesmas etapas, com 28% dos alunos com fluência da leitura.
Em todo o processo, mais de 660 alunos participaram ativamente das avaliações. Seguindo a mesma ordem, os alunos considerados Fluentes saíram de 28% para 61% na última etapa da avaliação. Quanto aos alunos considerados Não Fluentes ficaram com 21%. Portanto, 82% dos alunos da rede municipal de ensino de São Cristóvão do 5º são alfabetizados.
Fonte: Prefeitura de São Cristóvão