A Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) anunciou nesta quinta-feira, 24, que 47 escolas da rede municipal, além do auditório Antônio Vieira da Silva Neto, serão disponibilizados ao Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) a partir desta sexta-feira, 25, para o segundo turno das eleições municipais de Aracaju. Em razão disso, as aulas nessas unidades serão suspensas na mesma data.
De acordo com a Semed, o retorno das aulas será organizado conforme a modalidade ofertada. Nas unidades que funcionam em atendimento parcial e foram selecionadas como seções eleitorais, as atividades serão retomadas no turno vespertino da segunda-feira, 28. Já as escolas de tempo integral que servirão como local de votação voltarão a funcionar apenas na terça-feira, 29. Nas instituições que não foram selecionadas para o pleito, as aulas permanecem normais na segunda-feira.
Segundo o secretário municipal de Educação, Ricardo Abreu, a suspensão das aulas na sexta-feira é necessária devido à logística que envolve o uso dos espaços escolares no processo eleitoral. “Todos os veículos da Secretaria Municipal da Educação foram solicitados pelo TRE para apoio no dia das eleições. Os automóveis e seus motoristas precisam se apresentar ao órgão já na sexta-feira, o que impede a Semed de prestar suporte logístico às escolas nesse dia”, explica.
Além disso, Abreu destaca que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Coordenadoria de Infraestrutura e Edificações (Coied/Semed), intensificou a manutenção dos prédios que servirão como seções eleitorais, atendendo às demandas do TRE. “Substituímos lâmpadas, verificamos ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, fizemos manutenção de descargas, torneiras e realizamos outros serviços elétricos e hidrossanitários”, detalha o gestor.
por João Paulo Schneider - Portal Infonet