Eleições 2014: Planos operacionais da segurança pública começam a ser executados
Ascom/SSP
03/10/2014 -

Os planos de operacionais da Segurança Pública de Sergipe para as eleições 2014 começaram a ser postos em prática desde a quinta-feira, 2, em todo o Estado. O plano operacional da Polícia Militar tem como foco garantir a tranquilidade dos eleitores, candidatos, bem como a inviolabilidade das urnas durante o Pleito Eleitoral. Serão mais de 3 mil homens e mulheres da PM atuando no policiamento ostensivo em 33 das 36 Zonas Eleitorais do Estado, sendo 11 delas situadas na Grande Aracaju e 22 no interior sergipano. As outras três estarão com o policiamento a cargo do Corpo de Bombeiros.


A coordenação geral da PM ficará a cargo do Comandante do Policiamento Militar da Capital, coronel Jackson Nascimento. Os militares fiscalizarão os locais de votação em 33 zonas e o Corpo de Bombeiros atuará na 3ª Zona, em Aquidabã; 8ª Zona, em Gararu; e 17ª Zona, em Nossa Senhora da Glória, garantindo a ordem pública nessas localidades.

Além de preservar a ordem pública em todo o território do Estado durante o pleito, o plano de operações da PM visa a garantir o poder de polícia da Justiça Eleitoral, em suplementação à Polícia Federal, durante o pleito e no período que antecede as eleições, especialmente na fiscalização da propaganda eleitoral.

As ações de policiamento serão divididas, a princípio, em cinco fases, com a execução de uma sexta no caso de haver o segundo turno. As atividades têm início a partir da quinta-feira, dia 2 de outubro, e se estendem até depois da apuração dos votos, o que provavelmente ocorrerá no final da noite do domingo, dia 5 de outubro.

Nestas eleições, a segurança do pleito terá ainda a participação de 670 alunos do Curso de Formação de Soldado, que atuarão conjuntamente com os policiais militares durante as Eleições 2014.

Polícia Civil

De acordo com a coordenadora das Eleições 2014 na Polícia Civil, delegada Viviane Pessoa, serão empregados no pleito 114 delegados, 114 escrivães e 224 agentes de polícia. No plano operacional, a Polícia Civil preparou um esquema de segurança em 10 cidades estratégicas do Estado: Japaratuba, Laranjeiras, Capela, Tobias Barreto, Itabaianinha, Itaporanga D'Ajuda, Simão Dias, Neópolis e Cristinápolis.

As cidades estratégicas foram definidas com base no histórico das eleições passadas e pela localização geográfica dos municípios. “As delegacias desses locais funcionarão a partir das 20h deste sábado e prosseguem até o final do pleito eleiral. Além disso, todas as delegacias do interior do Estado estarão abertas no domingo, 5, com a presença de um delegado e de uma equipe de plantão”, explicou Viviane.

Na cidade de Canindé do São Francisco, a delegacia ficará aberta na sexta, sábado e domingo para atender a população. Outro importante reforço é que a partir desta sexta-feira, 3, as Delegacias Regionais do Estado funcionarão 24 horas por dia até a próxima segunda-feira. Na Grande Aracaju, a Polícia Civil abrirá 10 delegacias em regime de plantão para atender a população. “A Delegacia Plantonista da capital ficará aberta normalmente, porém com reforço da equipe”.

No tocante à lavratura dos autos de prisões em flagrantes, a Polícia Civil atuará nos crimes comuns em cinco municípios do Estado, atuando de forma supletiva ao trabalho da Polícia Federal. “Nos municípios de Aracaju, Itabaiana, Lagarto, Capela e Canindé do São Francisco, a PF montou bases operacionais e fará os flagrantes dos crimes eleitorais”, disse.

“O esquema de segurança foi montado de forma a garantir a tranquilidade e o direito do livre exercício do voto ao cidadão sergipano”, disse.