Eleições: Central de Atendimento em Libras para pessoas com deficiência auditiva
27/09/2024 - 10:12:01

Nas eleições municipais deste ano, os eleitores de Sergipe terão à disposição uma central de atendimento em Libras (Língua Brasileira de Sinais). O serviço funcionará nos dias 6 de outubro (primeiro turno) e no dia 27 de outubro (segundo turno, caso haja). O serviço funcionará das 8h às 17h, permitindo que pessoas com deficiência auditiva tirem dúvidas e se comuniquem com os coordenadores de acessibilidade por intermédio dos intérpretes de Libras, de forma virtual, por videochamada.

Essa iniciativa, criada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), tem como objetivo facilitar a participação de eleitores com deficiência auditiva. A central foi usada pela primeira vez nas eleições municipais de 2020, em Aracaju, e, desde então, se expandiu para outros estados. Atualmente, o projeto faz parte do Grupo Nacional de Acessibilidade da Justiça Eleitoral.

Em Sergipe, 1.021 eleitores se declararam deficientes auditivos e votarão nas eleições de 2024. Os telefones que estarão em funcionamento na Central de Atendimento em Libras serão (79) 99950-4513 e (79) 99812-8349.

Não apenas o serviço da Central de Libras estará disponível, mas também os Coordenadores de Acessibilidade estarão presentes em todos os locais de votação do Estado para auxiliar as pessoas com deficiência. A criação dos Coordenadores de Acessibilidade também é iniciativa do TRE-SE, que os utiliza desde 2008.

Mais Ações de Inclusão

Além do atendimento em Libras, o TRE-SE realiza outras ações para promover a inclusão nas eleições. Entre elas, o treinamento de mesários com deficiência auditiva, iniciativas para eleitores com deficiência visual e campanhas de conscientização para servidores sobre a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Mais detalhes estão disponíveis no Plano de Ação de Acessibilidade no site do TRE.

Com essas medidas, o TRE-SE reforça seu compromisso com a acessibilidade, garantindo que todos os eleitores possam exercer seu direito de votar, independentemente de suas necessidades especiais.

 

Fonte: TRE-SE