O Tribunal Regional Eleitoral orientou que o eleitor que não teve a sua digital reconhecida deve comparecer ao cartório eleitoral para regularizar a situação. A biometria confere segurança e agilidade ao processo eleitoral.
“Nas últimas eleições, o sistema de biometria, que identifica o eleitor através de dados biométricos, como a impressão digital, foi um sucesso”, diz.
A nova tecnologia imprime maior segurança e confiabilidade à identificação do eleitor, evitando possíveis fraudes. “Outra vantagem a ser considerada é a significativa redução das filas para votação, já que não há necessidade de identificação dos eleitores por meio de cédulas de identidade. Deste modo, o eleitor apenas coloca a sua digital na máquina sendo, em seguida, identificado e habilitado para votar”, explica a assessoria do TRE.
Entretanto, alguns eleitores tiveram problemas no reconhecimento de suas digitais. Sendo assim, apenas depois de oito tentativas o eleitor era liberado a votar apresentando o documento com foto. Com o objetivo de evitar transtorno e espera no momento da votação, os eleitores que não tiveram suas digitais reconhecidas podem comparecer ao cartório para realizar uma nova coleta biométrica.
Os horário de atendimento dos cartórios de Aracaju é de 7h às 13h. Já nas demais Zonas Eleitorais, o atendimento é de 8h às 13h.