Aracaju registrou uma queda de 38% no número de atendimentos a pessoas com sintomas gripais nos últimos 15 dias. O índice, divulgado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), corresponde à semana entre os dias 27 de outubro e 16 de novembro, com a redução de 1.554 para 956 pessoas, entre os que buscaram os serviços de saúde da rede pública municipal.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde (DVS), Taise Cavalcante, é importante observar que a redução está relacionada ao fim da sazonalidade, com o término da primavera, que ocorre em 21 de dezembro. Esse período também é marcado pela diminuição de algumas doenças respiratórias na população, como rinite alérgica e gripe, que apresentam sintomas como tosse, espirro e congestão nasal.
“Embora estejamos saindo de uma sazonalidade, durante todo o ano de 2024 observamos uma distribuição bem específica dos vírus respiratórios que estavam circulando, o que contribuiu para a manutenção de casos de resfriados e gripe ao longo do ano. Iniciamos o ano com mais de 50% dos casos identificados como covid-19, depois houve um aumento de 40% de positividade para a influenza. Em seguida, observamos a sazonalidade dos vírus sinciciais, que causam a gripe, e, mais recentemente, o aumento da circulação do rinovírus, que continua presente em grande quantidade na capital", explicou Taise.
A diretora ressaltou também que a redução de 38% nos atendimentos a síndromes gripais reflete o comportamento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que buscaram os serviços nas Unidades de Saúde da Família (USFs), que funcionam em horário comercial, de segunda a sexta-feira. Além disso, o Centro de Atendimento a Síndromes Gripais também registrou uma diminuição na procura, com seu horário de funcionamento sendo reduzido para das 7h às 13h.
“Nessas unidades, os atendimentos são direcionados para casos leves ou moderados, sem comprometimento respiratório. Os casos mais graves devem ser encaminhados para o Hospital Fernando Franco, na zona sul, e o Hospital Nestor Piva, na zona norte da cidade", detalhou Taise.
A diretora também informou que 39 Unidades de Saúde da Família realizam testes rápidos para covid-19, com exceção da USF Porto Dantas, localizada no bairro de mesmo nome. Além disso, os testes RT-PCR, utilizados para diagnosticar os vírus circulantes, são realizados em quatro unidades: Augusto Franco (bairro Farolândia), Cândida Alves (bairro Santo Antônio), José Machado de Souza (bairro Santos Dumont), Onésimo Pinto (bairro Jardim Centenário) e no Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (bairro Coroa do Meio). Os testes RT-PCR são enviados ao Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) para análise.
Fonte: PMA