Outubro é conhecido internacionalmente como o mês de conscientização e prevenção às duas doenças que mais acometem mulheres no mundo: Os cânceres do colo de útero e mama. Por isso, a Prefeitura de Pacatuba, distante 116 km de Aracaju, através da Secretaria de Saúde, aderiu ao movimento “Outubro Rosa” e realizou no último sábado (18), ações preventivas a estas doenças, buscando alertar as pacatubenses sobre os riscos e necessidades do diagnóstico precoce.
Durante todo o dia foram realizados, na Clínica de Saúde da Família, exames citológicos, aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar, perfazendo um total de 130 atendimentos, de acordo com a secretária de Saúde de Pacatuba, Jairlene Cardoso. “Nosso mutirão foi um sucesso. Conseguimos atender um número significativo de mulheres, em sua maioria, dentro da faixa etária mais atingida pelas doenças que é de 50 a 69 anos”, celebrou a secretária.
Outra ação que foi realizada durante o evento foi a educativa, segundo Jairlene. “Essa é a principal forma de se combater os cânceres de mama e colo uterino. Até porque a maioria dos casos se dá mais pela falta de informação do que pelo não atendimento. Os profissionais que nos auxiliaram neste grande mutirão aproveitaram a oportunidade para ensinar as pacientes a fazerem o autoexame, destacando que, este é o primeiro procedimento a ser adotado e enfatizando que ele deve ser feito, por elas, com frequência”, pontuou.
Jairlene ressaltou também que este não foi o único ato organizado pela Prefeitura para combater estas doenças, este ano. “Além das ações constantes, feitas nos atendimentos diários da Atenção Básica, trouxemos ao município em setembro uma unidade de rastreamento. Na oportunidade, 400 mulheres fizeram mamografia e participaram de algumas atividades preventivas. O combate aos cânceres de colo de útero e mama são prioridades da nossa gestão, comandada pelo prefeito, Alexandre Martins”, finalizou Jairlene.