Emancipação Política de Japaratuba é marcada por grande programação
Foto: Diego Sansi - Secom/PMJ
Foto: Diego Sansi - Secom/PMJ
Secom/Prefeitura de Japaratuba
11/06/2014 -

“Bate coração, incendeia a emoção, com orgulho de dizer, aqui é o meu viver. Bate coração no compasso de uma Japaratuba melhor, construindo cidadania”. Foi com o som desta canção, produzida por artistas japaratubenses, especialmente para o aniversário da cidade, que a população de Japaratuba, distante 54 km de Aracaju, acordou nesta quarta-feira (11).  No dia em que a cidade celebra 155 anos de Emancipação Política, a divulgação da música, foi o primeiro grande ato, elaborado para a comemoração da data.

 

Enquanto carros de som circulavam pelo município com a homenagem, estudantes da rede municipal, bandas marciais e as Filarmônicas, Euterpe Japaratubense e Santa Terezinha, já se organizavam, em frente à sede da prefeitura, para o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Sergipe e de Japaratuba, que ocorreu às 8h, iniciando oficialmente a solenidade.

 

Também estavam presentes o prefeito do município, Hélio Sobral Leite, a primeira dama, Angélica Rocha, secretários municipais, vereadores, servidores e populares.  Após os hasteamentos, Hélio Sobral destacou os esforços da administração para formar  grandes cidadãos.

 

“Há 18 anos estava aqui, comemorando com vocês essa emancipação com o mesmo desejo. Hoje, retorno para reafirmá-lo, dizendo que continuaremos tendo uma gestão voltada para a educação de qualidade. Para isso, precisamos ser criativos, responsáveis, garantindo a satisfação dos alunos e professores. Quero orgulhar nosso eterno prefeito, Gerard, que não nasceu nesta cidade, mas que era tão filho desta terra quanto nós. Ele partiu, mas os exemplos continuam sendo dados”, ressaltou o gestor.

 

Na oportunidade, Hélio garantiu que tem se dedicado para fazer uma política voltada para o coletivo. “Quero continuar trabalhando de mãos dadas com vocês para que possamos transformar Japaratuba, juntos. Principalmente, quando se tratar dos jovens do município, porque eles serão responsáveis pela cidade do amanhã”, frisou o prefeito, convidando em seguida todos os presentes para participarem de missa solene pelos 155 anos de Emancipação Política de Japaratuba.

 

Mais atividades

A programação preparada para o aniversário da cidade não parou por aí. À tarde, estudantes da rede municipal realizaram diversas apresentações na Praça da Matriz. Dentre elas, peças teatrais, de paródias e danças. Também se apresentaram na localidade alguns grupos folclóricos, cantores da terra e um trio pé de serra. Toda a animação fez parte da Feirinha Cultural e da Gincana da Emancipação, ambas, organizadas pela Secretaria Municipal de Educação.

 

Às 17h houve o corte do bolo de cinco metros, e na sequência entrega dos troféus para os vencedores dos torneios, que fizeram parte da programação esportiva e foram organizados pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer. Ainda no final da tarde ocorreu o lançamento dos vídeos promocionais, elaborados pela Secretaria de Comunicação, em homenagem ao aniversário de Japaratuba. O festejo foi encerrado com a apresentação da Quadrilha Junina Cangaceiros da Boa.