Embrapa presente na Semana Agropecuária do IFS
17/10/2014 -
A Embrapa mais uma vez marca presença na Semana Agropecuária do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Em sua terceira edição, o evento acontece de 20 a 24 de outubro paralelamente à 1ª Semana do Produtor Rural, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A vasta programação compreende palestras, mesas-redondas, oficinas técnicas e clínicas temáticas em diversos ramos das ciências agrárias.
Pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) e Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) realizam palestras e oficinas técnicas sobre os mais variados temas. Integram a programação palestras e oficinas sobre plantio direto, aquaponia (combinação das práticas de aquicultura e cultivo em hidroponia), pragas do milho e coqueiro, manejo sanitário de ovinos, fertilidade do solo para a cultura do coco, uso da água, e as culturas da mandioca e do abacaxi.
A maioria das atividades será realizada no campus do IFS em São Cristóvão na Grande Aracaju, mas algumas oficinas acontecem na sede da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju, e no Campo Experimental de Itaporanga D'Ajuda, no litoral sul de Sergipe.
A abertura oficial do evento acontece na segunda-feira,20, às 8h30, no auditório principal do campus do IFS em São Cristóvão e contará com a presença do chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Manoel Moacir Macedo. Ivo Steffen, professor e ex-coordenador de programas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ministrará a palestra de abertura intitulada 'Importância de capacitação e contratação de pessoas qualificadas para atender a propriedades rurais'.
O objetivo dos eventos é promover a interação entre diferentes instituições de pesquisa e ensino ligadas diretamente ao meio rural e a produção agrícola no estado, promover a valorização do profissional de agropecuária e do produtor rural possibilitando maior acesso ao conhecimento técnico profissionalizante.
Para Francisco Nogueira, coordenador do Curso de Agropecuária, a concentração de dois eventos num único espaço pretende associar o trinômio teoria, prática e mercado de trabalho. Em pauta, dentre outros temas, o novo código florestal brasileiro, que será apresentado por Sebastião Renato Valverde, referência nas áreas de política e legislação ambiental.
Estão previstas atividades de integração, bem como uma cavalgada com a participação de estudantes, professores e o pelotão da Polícia Ambiental de Sergipe. "Será um grande evento, onde reuniremos profissionais da área técnica, além de disseminar no estado o Curso Técnico em Agropecuária, o mais tradicional do Campus São Cristóvão, apresentando uma gana de oportunidades que existem no mercado", diz Maria Engracinda ferreira, coordenadora do curso de Agrimensura.
Outras Notícias