Com o intuito de recolher resíduos como pedaços de madeira, móveis velhos e eletrodomésticos grandes, que não podem ser levados pelos veículos convencionais que executam o serviço de coleta de lixo domiciliar, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) irá promover o Programa Cata Bagulho em diversos bairros da cidade. O Grageru é o primeiro a receber a ação no próximo sábado, dia 5 de julho.
De acordo com o gerente de Limpeza Urbana, Roberto Gomes, a iniciativa pretende contribuir com a redução de descarte irregular nas vias da cidade. "A nossa gerência têm estudado vários métodos para diminuir a prática de descarte irregular na capital e uma delas é o Cata Bagulho, iremos iniciar uma série de operações que atenderá todas as regiões da cidade. Ninguém gosta de acumular coisa velha em casa e a nossa intenção é evitar que esses objetos sejam descartados em lugares inapropriados", explica o gerente.
Na semana que antecederá a ação, agentes ambientais irão percorrer o bairro indo de porta em porta para informar sobre o dia e o horário do Cata Bagulho, assim como repassar orientações de como realizar o acondicionamento dos resíduos e os dias e horários de coleta de lixo domiciliar. Após a realização do Cata Bagulho no Grageru o projeto terá continuidade semanal e os próximos bairros atendidos serão Lamarão, Jardins e 18 do Forte.
"Nossa intenção é de não apenas manter a cidade cada vez mais limpa, mas também de promover bem-estar aos cidadãos, que muitas vezes não têm como descartar os entulhos que ocupam espaço desnecessário em suas casas. A ação complementa os serviços de limpeza e paisagismo executados pela Emsurb em todos os bairros de Aracaju", enfatizou Edson Leal, presidente da Emsurb.