No último dia 6, gestores da Secretaria Municipal de Assistência Social de Pacatuba se reuniram para debater e apresentar as metas para 2015. O encontro também serviu para refletir e analisar os serviços e ações ofertados ao público no ano que passou. Um dos temas abordados foi o início das atividades que farão parte do Carnaval deste ano, que acontece em fevereiro. A festa contará com a participação dos alunos que compõem o Projeto Jovens Músicos.
Criado pela secretária em 2013, o Projeto vem ganhando destaque na comunidade, com a participação dos componentes em eventos importantes do município, entre eles, o desfile de 7 de setembro. No total, são mais de 60 jovens do município que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, que participam de aulas de percussão, entre outras atividades que envolvem a ação.
Já com reação as atividades do carnaval, estão marcadas para começar no próximo dia 12. Além dos jovens, o Grupo da Terceira Idade Alegria de Viver e as integrantes do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) também participarão da festa. Todos terão o acompanhamento da equipe do Centro de Referência a Assistência Social (CRAS).
Para a secretária responsável pela Pasta, Faustilene Melo Santos, o planejamento é fundamental para que todas as atividades programadas para o ano deem certo. De acordo com ela, essa é a primeira reunião de outras que irão acontecer. “Esse encontro foi semana passada e esta semana já aconteceu outra reunião. Dessa vez, com o conselho municipal e a sociedade civil, onde aprovamos os relatórios de gestão do ano passado e também os planos de ação para 2015”, explica a gestora.
A secretária afirma que apesar das dificuldades que estão previstas para este ano, a Ação Social de Pacatuba pretende dar continuidade a todos os projetos que estão acontecendo. “Na reunião que tivemos com o conselho e representantes de várias secretarias apresentamos as nossas condições e o que precisamos para dar continuidade aos serviços ofertados. Sabemos que as expectativas não são as melhores, mas acredito que com muito trabalho e dedicação tudo dará certo. Para isso, conto com a colaboração de toda minha equipe”, anseia Faustilene.
Além das atividades voltadas para o Carnaval, o CRAS também já está com as inscrições abertas para aqueles que pretendem participar dos projetos sociais ofertados pelo Centro. São cursos de corte e costura; aulas de dança e musica; oficinas de arte; e também atividades voltadas para o esporte, que estão à disposição de toda a comunidade. Para mais informações, basta procurar a coordenadora do projeto, Núbia Izidóro, na sede do CRAS, que fica localizado em frente à Praça 31 de Março, no centro da cidade.