Equipe da Saúde de Pacatuba vacina a população contra a gripe
T.Dantas Comunicação e Marketing
12/05/2015 -

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Pacatuba atua desde o ultimo dia 9 de maio na Capanha de Vacinação contra a Gripe para 2015. Ação que se prolonga até o dia 22 faz parte das ações do Ministério da Saúde e tem a pretensão de atender a quase 50 milhões de pessoas em todo o País. A meta é garantir a vacinação de 80% do público-alvo, 39,7 milhões de pessoas, compostas por crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; e os funcionários do sistema prisional.

 

Em Pacatuba, a ação conta com estrutura da SMS. A vacina disponibilizada protegerá a população contra três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). “Estamos atuando em todos os Postos de Saúde do município e temos como prioridade atender a toda população estabelecida pelo Ministério da Saúde, com objetivo principal de reduzir as complicações da doença, como a internação e mortalidade decorrentes da infecção pelo vírus Influenza”, explica Carla Lemos, coordenadora de Vigilância Epidemiológica.

 

A primeira dama, Iara Martins, vem acompanhando a ação ao lado da equipe da Saúde. “É muito importante nós seguimos as normas determinadas pelo Ministério da Saúde para conseguirmos alcançar o objetivo almejado não somente em Pacatuba, mas em todo o País. Aqui, iremos atender a população e também pretendemos dar continuidades a outras ações que visam mais qualidade de vida”, afirmou.

 

Contaminação

 

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). “Lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal são boas dicas para quem não quer se contaminar”, informa a secretária municipal de Saúde, Jairlene Cardoso.

 

Ela também explica que as pessoas, mesmo vacinadas, apresentarem os sintomas devem procurar o médico imediatamente. “Principalmente os mais vulneráveis, pois o quadro é mais complicado. Os sintomas são febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações”, orienta a secretária.

 

A 17ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe terá como Slogan “Contra a gripe, seu escudo é a vacinação” e reforça o conceito de proteção, além de explorar a imagem do escudo empunhado pelo Zé Gotinha, o personagem-símbolo da vacinação. Para a ação, que contará com filme para TV, spot para rádio, anúncio de revista, mobiliário exterior e peças para o ambiente online, o Ministério da Saúde investirá R$ 10 milhões.