Estudantes da rede municipal ganham novas oportunidades e qualidade de ensino nas instituições. É que, desde o início do mês de julho, as escolas da zona rural de Salgado passaram a oferecer acesso gratuito à internet banda larga para todos os alunos e professores, possibilitando mais qualidade ao ensino e dinamizando o desenvolvimento das aulas ministradas.
A ação é desenvolvida por meio do Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE), do Governo Federal, que tem como objetivo impulsionar os processos educacionais, por meio de tecnologias que permitem qualidade, velocidade e métodos inovadores no ensino público.
O assistente técnico municipal, Andrei Oliveira, explica como funciona o processo de utilização. " Basta conectar do aparelho via wi-fi, com senha específica, no caso de aparelhos portáteis, já os desktops são através de cabos de rede RJ45", ressalta.
Para que a ação seja realizada, as operadoras autorizadas trocam a obrigação de instalarem postos de serviços telefônicos (PST) nos municípios pela instalação de infraestrutura de rede para suporte a conexão à internet em alta velocidade.
Segundo a secretária municipal de Educação, Hilta Silveira, o programa é mais uma conquista que é adquirida na educação. " A internet veio oferecer novos avanços para a comunidade escolar, pois nós sabemos que o acesso à rede na comunidade rural é bastante difícil e com o surgimento desse programa teremos a oportunidade de acesso do aluno as informações e também a pesquisa”, destacou.
O monitoramento do Programa é realizado em conjunto pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), em parceria com o Ministério das Comunicações (MCOM), o Ministério do Planejamento (MPOG) junto com a Secretaria Municipal de Educação.