Um espaço público bem localizado no bairro São Jorge, que deveria ser mais explorado culturalmente e servir melhor aos seus moradores às realizações de suas festas populares, lamentavelmente, o Barracão Cultural ‘Zé de Clara’ está ao ‘deus dará’, sem comando, sujo e servindo até para ponto de usuários de drogas.
Na administração anterior, o Barracão, passou um longo período sem utilização adequada, abandonado também. Chegou até a servir como depósito para pneus usados, que a Secretaria de Saúde apanhava nas ruas da cidade e os colocavam nesse prédio. Depois de várias denúncias do radialista Magno de Jesus e do jornal Tribuna Cultural, o prefeito da época, resolveu restaurá-lo.
Atualmente o Barracão Cultural está sem vigilante e sem coordenação. Quem o visita, logo na entrada, se depara com um acúmulo de lixos e restos de construções na beirada de sua calçada. As portas do prédio vivem escancaradas, e ainda vem servindo para festa de ‘cachaçada’, quase que todo final de semana.
Durante a manhã do último sábado, 10, a reportagem da Tribuna Cultural visitou o Barracão Cultural, e logo de cara encontrou alguns adolescentes jogando bola no lugar, que não é apropriado para essa prática. As paredes já estão totalmente sujas e pichadas pelos vândalos.
Ainda na parte interior do barracão, a cantina teve uma de suas pias furtadas. Os banheiros estão sem vasos sanitários, e para completar, há o desperdício de água tratada, que sai de uma das torneiras de dia a noite.
Em outro cômodo, localizado dentro do barracão, as pichações, fezes e lixos estão por todo lado, até mesmo camisinhas usadas espalhadas pelo chão.
O radialista Magno de Jesus, no seu programa “A Banda no Coreto”, do último dia 4, chamou a atenção da prefeitura de Estância para o desprezo que o Barracão Cultural vive, inclusive sugeriu que a Secretaria Municipal de Cultura, tome as rédeas daquele espaço, restaure-o e desenvolva projetos culturais, tipo oficinas de leitura, cursos, aulas de música, etc, e da mesma forma, libere para os moradores promoverem festas decentes no lugar.
Na manhã de última sexta-feira, 9, na entrevista do secretário de Cultura, Mário Dias, à rádio Ilha FM, ele falou sobre este assunto e salientou que tirará o Barracão Cultural das condições atuais que se encontra.