O Governo de Sergipe, para manter a valorização e estímulo à prática do esporte escolar, que ocorre pelas ações da Secretaria de Estado da Educação (Seed), disponibilizou um ônibus para transportar alunos paratletas à cidade de Recife (PE), onde haverá o Circuito Caixa Loterias de atletismo, halterofilismo e natação.
O evento que é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e acontecerá entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março, conta com a participação de alunos paratletas de todo o país. A delegação de Sergipe é composta por 19 paratletas, sendo 13 na modalidade paratletismo e seis na modalidade paranatação.
A professora Maria Auxiliadora Pires, chefe do Departamento de Educação Física da Seed (DEF/Seed) destaca a importância da participação dos alunos no evento.
"O Governo de Sergipe acredita no bom desempenho e poder de superação dos paratletas e, por meio da Seed, viabilizou a participação dos estudantes no Circuito Caixa. Esta é mais uma maneira de promover a inclusão pela educação e pelo esporte", afirmou.
Esse compromisso e o empenho do Governo do Estado com o desporto escolar se convertem em vitórias. O paratleta Danilo Serrano irá competir no Circuito Caixa Loterias na modalidade paratletismo e é um bom exemplo disso.
Bicampeão - O jovem, que tem deficiência visual, é aluno do Colégio Estadual Dom Luciano e coleciona vitórias. Ele é bicampeão na Volta de Aracaju, já participou da Corrida de São Silvestre e sempre sobe ao pódio nos Jogos da Primavera.
"Estou dedicado aos treinos para levar minha escola e meu estado ao lugar mais alto do pódio. Quero manter a tradição de vitórias de Sergipe em competições paralímpicas", disse o aluno.
Esse entusiasmo também está presente em Claudianca da Conceição, aluna do Colégio Estadual João Alves. Assim como seu colega Danilo, ela é deficiente visual e coleciona vitórias: a aluna foi campeã na Volta de Aracaju, é medalhista nos Jogos Escolares da TV Sergipe e nos Jogos da Primavera.
"O esporte é tudo em minha vida e tenho sorte em estudar em uma escola que me estimula e acredita em meu potencial. Quero fazer bonito em Recife e mostrar a potencialidade do atleta sergipano", revelou.
Paranatação - Os atletas da paranatação também estão confiantes na vitória. Adriene Santos, aluna do Colégio Estadual Gonçalo Rollemberg, tem se dedicado intensivamente aos treinos para superar sua marca nacional.
A jovem é a 3ª melhor do Brasil na prova dos 100 metros peito para atletas com deficiência intelectual. "Quero diminuir mais ainda o meu tempo e alcançar o primeiro lugar nas competições", declarou a atleta.
Dedicado aos treinos está também o atleta Jadson Souza, aluno do Colégio Estadual Júlia Teles. O estudante conquistou a segunda colocação no Norte-nordeste de Paranatação na prova dos 200 metros medley para portadores de deficiência intelectual.
"Estou confiante em diminuir mais o meu tempo e conquistar a medalha de ouro. Treino para isso e se depender do apoio da minha escola e da minha família, a medalha já é nossa", disse o atleta.