Cerca de dez estudantes que fazem parte do ‘Coletivo Pra Fazer Diferente’ colocaram na manhã desta quinta-feira (12) uma faixa na passarela localizada em frente ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em Aracaju. Nela, constam as frases de ordem ‘Quem troce pelo Brasil luta pela educação’ e ‘Na Copa vai ter luta’ que devem ser vistas por milhares de pessoas que transitam pela Avenida Tancredo Neves diariamente.
O movimento dos jovens faz parte da Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (ANEL), que organiza atos de reivindicação em vários estados do país nesta quinta-feira (12), dia do início da Copa do Mundo de Futebol no Brasil.
O grupo de estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) promove várias reuniões no decorrer do ano para debater a situação do ensino no país. "Desde junho do ano passado a juventude e trabalhadores estão indo às ruas para protestar e nesse contexto colocamos em discussão as prioridades do governo, se a educação ou a cultura do futebol. Além disso, o descaso em escolas públicas é generalizado e a permanência de estudantes em instituições de ensino superior acabam sendo deixada de lado", afirma Mery Gatto, estudante de enfermagem e membro do Coletivo.
Após fixarem a faixa os estudantes seguiram para o Centro da capital para apoiar a manifestação de outras categorias que apontam pontos negativos da Copa.