Os alunos do Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa, em Nossa Senhora da Glória, Akires Santos e Isis Maria Santana foram contemplados com uma bolsa integral para a participação no Venetian ESummer 2024, que será realizado de 17 a 25 de julho, em Veneza, na Itália. O evento, organizado pela Enter International, tem foco na tecnologia e empreendedorismo aliados à sustentabilidade.
Akires Santos, 17 anos, mostra-se esperançoso sobre o conhecimento que vai adquirir com a experiência. “Por meio do programa de verão, esperamos nos transformar em jovens aptos a gerir o tempo e empresas corretamente, seguindo condutas de inovação, criatividade e liderança. Além disso, na troca cultural, temos o interesse de compartilhar o patrimônio das diversas culturas. Nesse processo de mentoria, temos a expectativa de sermos guiados em função do protagonismo e impacto social relacionado a ações voluntárias, ajudando a mitigar os problemas em nossa localidade”, disse o aluno.
Já Isis Santana, 15 anos, vê o programa como uma oportunidade de enriquecimento pessoal. “É uma experiência feita para me empoderar como mulher, como brasileira, nordestina, e como estudante. Espero criar relações acadêmicas e empregatícias produtivas, que me permitam trazer a inovação para o sertão sergipano e, consequentemente, para o Nordeste, me formando como cidadã e permitindo que eu alimente sonhos, criando cada vez mais jovens nordestinos preparados para dominar o cenário global”, contou.
Processo seletivo
O processo seletivo para o programa tem início com a inscrição, os candidatos preenchem um formulário que inclui a redação de ensaios sobre temas específicos relacionados aos interesses dos alunos, destacando suas realizações acadêmicas e atividades extracurriculares. Após essa fase, os participantes competem em uma fase eliminatória. Os selecionados passam então por uma entrevista em inglês, onde são questionados sobre diversidade, cultura, metas de integração comunitária e seu potencial de liderança e inovação.
Como forma de assistência e incentivo, os discentes contaram com o apoio do professor de Língua Inglesa, Júlio César, e da diretora do colégio, Tássia Alexandre. Ambos contribuíram com o estímulo da participação dos estudantes no processo seletivo e os ajudaram a obter o contato com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) para que fossem discutidos mais detalhes.
Sobre o programa
O programa do Venetian ESummer é dividido em múltiplos estudos de caso, discussões informais, palestras e viagens pelo território veneziano, promove o intercâmbio cultural entre os estudantes e a população local, além de criar relações de networking com empresas e instituições europeias. Na última edição, o programa contou com o envolvimento de mais de 800 candidatos e 40 aprovados vindos de 53 países diferentes, tendo Brasil, Índia e Nigéria como principais representantes.
Fonte: Governo de Sergipe